Validação de ferramenta educacional para acompanhantes: passatempo informativo

Autores

  • Samara Caram Aniceto Unifoa
  • Lucrecia Helena Loureiro Unifoa

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4349

Resumo

Objetivou-se descrever o processo de validação de uma ferramenta educacional para acompanhante idoso, do tipo passatempo, com orientações das normas e rotinas de um ambiente hospitalar. Utilizou-se um estudo metodológico do tipo qualiquantitativo descritivo. Os sujeitos foram 24 enfermeiros que responderam um questionário semiestruturado com 19 assertivas. Os dados foram tabulados de acordo com as perguntas, e a pontuação mínima considerada para aprovação foi de 75%. Todos os critérios superaram a pontuação mínima, e as sugestões foram acatadas. Conclui-se que a validação foi de grande importância para o aprimoramento do produto educacional. Espera-se que ele contribua para que o acompanhante passe a ser mais bem instruído e consiga auxiliar no restabelecimento da saúde do paciente.

Palavras-chave: Estudo de validação; Acompanhantes de pacientes; Idoso; Internação hospitalar.

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Publicado

16-05-2023

Edição

Seção

Artigos