O impacto da pandemia na educação superior

um estudo da percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4373

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, sobre a modalidade de ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. Foi realizado um survey dirigido aos alunos que já exerceram atividades no ensino remoto e presencial, por meio da disponibilização de um link com um questionário em Google Forms. O link ficou disponível durante duas semanas e recebeu 91 respostas. Após análise, nenhum questionário precisou ser descartado pois todos atendiam aos requisitos da pesquisa. Como resultados principais foram indicados que o Ensino Remoto é uma tendência para um futuro, pela sua praticidade em se estudar a qualquer hora e a qualquer lugar, mas se faz necessário a maior capacitação dos docentes e melhor estruturação dos conteúdos e atividades de avaliação, além de uma melhor organização por parte de seus alunos para melhoria do processo de aprendizagem dos conteúdos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Po´líticas Públicas - IE/ UFRJ

Vice Coordenador PPGA/ UFF

Professor Associado II

Camila de Araujo Lopes Aquino, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração - UFF

Sandy Mathias Costa Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Graduação de Administração - UFF

Márcio Moutinho Abdalla, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Administração - FGV-RJ

Professor Associado - UFF

Downloads

Publicado

22-06-2024

Edição

Seção

Artigos