O impacto da pandemia na educação superior
um estudo da percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4373Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de administração da Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, sobre a modalidade de ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. Foi realizado um survey dirigido aos alunos que já exerceram atividades no ensino remoto e presencial, por meio da disponibilização de um link com um questionário em Google Forms. O link ficou disponível durante duas semanas e recebeu 91 respostas. Após análise, nenhum questionário precisou ser descartado pois todos atendiam aos requisitos da pesquisa. Como resultados principais foram indicados que o Ensino Remoto é uma tendência para um futuro, pela sua praticidade em se estudar a qualquer hora e a qualquer lugar, mas se faz necessário a maior capacitação dos docentes e melhor estruturação dos conteúdos e atividades de avaliação, além de uma melhor organização por parte de seus alunos para melhoria do processo de aprendizagem dos conteúdos apresentados.