Serious Games no Ensino em Saúde

uma narrativa de conceitos, arquiteturas e metodologias de desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4987

Resumo

Objetivo: discutir, com base na literatura, sobre os principais conceitos e a fundamentação pedagógica, as arquiteturas e as metodologias de desenvolvimento para serious games mais adotadas no campo da saúde. Método: Estudo qualitativo, do tipo revisão narrativa da literatura, realizado no período de junho de 2023, com busca nas fontes de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, IBECS, SciELO e Google Scholar. Foram incluídos documentos disponíveis na íntegra, sem restrição de idioma e de recorte temporal. A organização e a análise de dados se deram pelas leituras exploratória, seletiva, analítica e interpretativa, cujas informações foram organizadas em categorias temáticas. Resultados: Verificou-se uma variedade de conceitos para serious games, cuja fundamentação pedagógica mais referida foi o modelo da Aprendizagem Social, tendo o principal teórico Vygotsky. As arquiteturas identificadas se referem a aspectos relacionados à finalidade, à motivação, ao processo de gamificação, aos elementos, aos gêneros, às plataformas e às taxonomias. Várias metodologias de desenvolvimento foram identificadas para nortear a produção de serious game. Conclusão: O estudo destaca aspectos estruturais relevantes para a comunidade científica, oportunizando evidências e material de estudo para estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde que realizam pesquisas de desenvolvimento tecnológico na área de jogos digitais educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Pinheiro Fabricio Formiga, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS  da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem PMAE - URCA. Especialista em Gerontologia pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH)/URCA. 

Francisco João de Carvalho Neto, Universidade Estadual do Ceará

Biólogo pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Mestre em Enfermagem - UFPI. Doutorando do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da família. Especialista em Docência do Ensino Superior. Integrante do Grupo de pesquisa em Políticas, Saberes e Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva na linha de Gestão do trabalho e gerência do cuidado clínico em saúde e Enfermagem.

Maria Idelânia Simplício de Lima, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Bolsista PET/Enfermagem - URCA. Membro estudante  do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH) - URCA.

Jéssica Stefany de Siqueira Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela  Universidade Regional do Cariri - URCA. Bolsista PIBIC-FECOP-URCA. Membro da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar(LACESAH) - URCA, Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar(GPESAH) - URCA.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora e mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-doutorado, com ênfase em pesquisa quantitativa em Enfermagem em saúde cardiovascular. É docente dos Cursos de Mestrado acadêmico em enfermagem (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) e de Graduação em enfermagem da URCA.

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice lider do Grupo de Pesquisa no CNPq - Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva da Universidade Estadual do ceará (UECE).  Professora associada da Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente nos Programas de Pós-graduação Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde/PPCCLIS (UECE) e Pós-Graduação em Saúde Coletiva/PPSAC (UECE).

Downloads

Publicado

04-02-2025

Edição

Seção

Artigos