Serious Games no Ensino em Saúde

uma narrativa de conceitos, arquiteturas e metodologias de desenvolvimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4987

Resumen

Objetivo: discutir, com base na literatura, sobre os principais conceitos e a fundamentação pedagógica, as arquiteturas e as metodologias de desenvolvimento para serious games mais adotadas no campo da saúde. Método: Estudo qualitativo, do tipo revisão narrativa da literatura, realizado no período de junho de 2023, com busca nas fontes de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, IBECS, SciELO e Google Scholar. Foram incluídos documentos disponíveis na íntegra, sem restrição de idioma e de recorte temporal. A organização e a análise de dados se deram pelas leituras exploratória, seletiva, analítica e interpretativa, cujas informações foram organizadas em categorias temáticas. Resultados: Verificou-se uma variedade de conceitos para serious games, cuja fundamentação pedagógica mais referida foi o modelo da Aprendizagem Social, tendo o principal teórico Vygotsky. As arquiteturas identificadas se referem a aspectos relacionados à finalidade, à motivação, ao processo de gamificação, aos elementos, aos gêneros, às plataformas e às taxonomias. Várias metodologias de desenvolvimento foram identificadas para nortear a produção de serious game. Conclusão: O estudo destaca aspectos estruturais relevantes para a comunidade científica, oportunizando evidências e material de estudo para estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde que realizam pesquisas de desenvolvimento tecnológico na área de jogos digitais educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Pinheiro Fabricio Formiga, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS  da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem PMAE - URCA. Especialista em Gerontologia pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH)/URCA. 

Francisco João de Carvalho Neto, Universidade Estadual do Ceará

Biólogo pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Mestre em Enfermagem - UFPI. Doutorando do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da família. Especialista em Docência do Ensino Superior. Integrante do Grupo de pesquisa em Políticas, Saberes e Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva na linha de Gestão do trabalho e gerência do cuidado clínico em saúde e Enfermagem.

Maria Idelânia Simplício de Lima, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Bolsista PET/Enfermagem - URCA. Membro estudante  do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH) - URCA.

Jéssica Stefany de Siqueira Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela  Universidade Regional do Cariri - URCA. Bolsista PIBIC-FECOP-URCA. Membro da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar(LACESAH) - URCA, Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar(GPESAH) - URCA.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora e mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-doutorado, com ênfase em pesquisa quantitativa em Enfermagem em saúde cardiovascular. É docente dos Cursos de Mestrado acadêmico em enfermagem (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) e de Graduação em enfermagem da URCA.

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice lider do Grupo de Pesquisa no CNPq - Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva da Universidade Estadual do ceará (UECE).  Professora associada da Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente nos Programas de Pós-graduação Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde/PPCCLIS (UECE) e Pós-Graduação em Saúde Coletiva/PPSAC (UECE).

Publicado

2025-02-04