Serious Games no Ensino em Saúde
uma narrativa de conceitos, arquiteturas e metodologias de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4987Resumen
Objetivo: discutir, com base na literatura, sobre os principais conceitos e a fundamentação pedagógica, as arquiteturas e as metodologias de desenvolvimento para serious games mais adotadas no campo da saúde. Método: Estudo qualitativo, do tipo revisão narrativa da literatura, realizado no período de junho de 2023, com busca nas fontes de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, IBECS, SciELO e Google Scholar. Foram incluídos documentos disponíveis na íntegra, sem restrição de idioma e de recorte temporal. A organização e a análise de dados se deram pelas leituras exploratória, seletiva, analítica e interpretativa, cujas informações foram organizadas em categorias temáticas. Resultados: Verificou-se uma variedade de conceitos para serious games, cuja fundamentação pedagógica mais referida foi o modelo da Aprendizagem Social, tendo o principal teórico Vygotsky. As arquiteturas identificadas se referem a aspectos relacionados à finalidade, à motivação, ao processo de gamificação, aos elementos, aos gêneros, às plataformas e às taxonomias. Várias metodologias de desenvolvimento foram identificadas para nortear a produção de serious game. Conclusão: O estudo destaca aspectos estruturais relevantes para a comunidade científica, oportunizando evidências e material de estudo para estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde que realizam pesquisas de desenvolvimento tecnológico na área de jogos digitais educacionais.