Serious Games no Ensino em Saúde

uma narrativa de conceitos, arquiteturas e metodologias de desenvolvimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4987

Abstract

Aim: To discuss, based on the literature, the main concepts and the pedagogical foundation, architectures, and development methodologies for the serious games most adopted in the health field. Method: Qualitative research, a narrative literature review, carried out in June 2023, with a search in the databases MEDLINE, LILACS, BDENF, IBECS, SciELO, and Google Scholar. Full documents available were included, with no language or time frame restrictions. Data organization and analysis occurred through exploratory, selective, analytical, and interpretative readings, whose information was organized into thematic categories. Results: Multiple concepts for serious games were verified, whose most referred pedagogical foundation was the Social Learning theory, with the main theorist Vygotsky. Architectures identified refer to aspects such as purpose, motivation, the gamification process, elements, genres, platforms, and taxonomies. Several development methodologies were identified to guide the serious games’ production. Conclusion: The study highlights structural aspects relevant to the scientific community, providing evidence and study material for students, researchers, and health professionals who carry out technological development research in the educational digital games area.

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Author Biographies

Natália Pinheiro Fabricio Formiga, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS  da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem PMAE - URCA. Especialista em Gerontologia pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH)/URCA. 

Francisco João de Carvalho Neto, Universidade Estadual do Ceará

Biólogo pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Mestre em Enfermagem - UFPI. Doutorando do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da família. Especialista em Docência do Ensino Superior. Integrante do Grupo de pesquisa em Políticas, Saberes e Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva na linha de Gestão do trabalho e gerência do cuidado clínico em saúde e Enfermagem.

Maria Idelânia Simplício de Lima, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Bolsista PET/Enfermagem - URCA. Membro estudante  do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH) - URCA.

Jéssica Stefany de Siqueira Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela  Universidade Regional do Cariri - URCA. Bolsista PIBIC-FECOP-URCA. Membro da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar(LACESAH) - URCA, Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar(GPESAH) - URCA.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora e mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-doutorado, com ênfase em pesquisa quantitativa em Enfermagem em saúde cardiovascular. É docente dos Cursos de Mestrado acadêmico em enfermagem (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) e de Graduação em enfermagem da URCA.

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice lider do Grupo de Pesquisa no CNPq - Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva da Universidade Estadual do ceará (UECE).  Professora associada da Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente nos Programas de Pós-graduação Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde/PPCCLIS (UECE) e Pós-Graduação em Saúde Coletiva/PPSAC (UECE).

Published

2025-02-04