Aprendizagem baseada em projetos no contexto da educação ambiental

uma experiência pedagógica na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5004

Resumo

Este artigo propõe uma análise de uma experiência pedagógica na qual foi empregada a metodologia ativa de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no âmbito da educação ambiental. O método de coleta de dados adotado consistiu na observação participante, complementada pelo registro em um diário de campo. A análise dos dados foi feita seguindo as diretrizes da Análise de Conteúdo, com o auxílio do software MAXQDA para a codificação. Os resultados revelam uma diversidade de temas, metodologias de aplicação e público-alvo nos projetos propostos pelos alunos durante a ABP, para promoção da educação ambiental. Além disso, durante as apresentações dos alunos, foram identificadas habilidades como a colaboração. Conclui-se, portanto, que a utilização da ABP no contexto da educação ambiental demonstrou-se positiva nesta experiência pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, IFCE

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino, polo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Fortaleza. Mestre em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFCE. Docente do IFCE, campus Acaraú, CE, Brasil. Áreas de atuação: Educação ambiental; Estratégias de ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos.

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Paracuru, CE, Brasil. Áreas de atuação: Aprendizagem Significativa no Ensino de Química; Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS); Processos de ensino e aprendizagem no ensino de química; Inclusão no ensino de química.

Betina da Silva Lopes, Universidade de Aveiro - UA

Professora auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal. Diretora do curso de mestrado em ensino de biologia e geologia do ensino básico e secundário da mesma instituição. Doutora em Educação, pela Universidade de Aveiro. Áreas de atuação: Ensino superior; Estratégias de ensino e aprendizagem; Educação em Ciências; Desenvolvimento profissional.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Edição

Seção

Artigos