Aprendizagem baseada em projetos no contexto da educação ambiental
uma experiência pedagógica na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5004Resumo
Este artigo propõe uma análise de uma experiência pedagógica na qual foi empregada a metodologia ativa de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no âmbito da educação ambiental. O método de coleta de dados adotado consistiu na observação participante, complementada pelo registro em um diário de campo. A análise dos dados foi feita seguindo as diretrizes da Análise de Conteúdo, com o auxílio do software MAXQDA para a codificação. Os resultados revelam uma diversidade de temas, metodologias de aplicação e público-alvo nos projetos propostos pelos alunos durante a ABP, para promoção da educação ambiental. Além disso, durante as apresentações dos alunos, foram identificadas habilidades como a colaboração. Conclui-se, portanto, que a utilização da ABP no contexto da educação ambiental demonstrou-se positiva nesta experiência pedagógica.