Aprendizagem baseada em projetos no contexto da educação ambiental

uma experiência pedagógica na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5004

Resumo

Este artigo propõe uma análise de uma experiência pedagógica na qual foi empregada a metodologia ativa de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no âmbito da educação ambiental. O método de coleta de dados adotado consistiu na observação participante, complementada pelo registro em um diário de campo. A análise dos dados foi feita seguindo as diretrizes da Análise de Conteúdo, com o auxílio do software MAXQDA para a codificação. Os resultados revelam uma diversidade de temas, metodologias de aplicação e público-alvo nos projetos propostos pelos alunos durante a ABP, para promoção da educação ambiental. Além disso, durante as apresentações dos alunos, foram identificadas habilidades como a colaboração. Conclui-se, portanto, que a utilização da ABP no contexto da educação ambiental demonstrou-se positiva nesta experiência pedagógica.

Downloads

Biografia do Autor

Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, IFCE

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino, polo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Fortaleza. Mestre em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFCE. Docente do IFCE, campus Acaraú, CE, Brasil. Áreas de atuação: Educação ambiental; Estratégias de ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos.

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Paracuru, CE, Brasil. Áreas de atuação: Aprendizagem Significativa no Ensino de Química; Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS); Processos de ensino e aprendizagem no ensino de química; Inclusão no ensino de química.

Betina da Silva Lopes, Universidade de Aveiro - UA

Professora auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal. Diretora do curso de mestrado em ensino de biologia e geologia do ensino básico e secundário da mesma instituição. Doutora em Educação, pela Universidade de Aveiro. Áreas de atuação: Ensino superior; Estratégias de ensino e aprendizagem; Educação em Ciências; Desenvolvimento profissional.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Edição

Seção

Artigos