Uma sequência didática como ferramenta para o ensino investigativo sobre fungos no ensino de biologia

um relato de experiência

Autores

  • Natalícia de Oliveira Ferreira UERJ
  • Carolina Schumann UERJ
  • Tatiana Docile UERJ

Resumo

O conteúdo sobre os fungos é ministrado desde o 6º ano do ensino fundamental. Muitas vezes esse conteúdo é transmitido de forma superficial, com aulas expositivas e pouco contextualizadas, tendo apenas o livro didático como apoio. Esses organismos fazem parte do cotidiano dos alunos, mas a maioria dos estudantes os relacionam como sendo seres maléficos, associando-os com micoses, coisas estragadas e mofadas. O presente trabalho foi desenvolvido com uma turma do 1º ano do ensino médio e teve como objetivo propor o uso de sequências didáticas como forma de ensinar o conteúdo sobre  fungos, através da utilização de questionário prévio, experiências com leveduras, aula expositiva com auxílio do data show, observação da decomposição de alimentos, identificação de alguns tipos de fungos com a utilização do aplicativo Google Lens. O processo ensino-aprendizagem ocorreu de forma mais significativa, promovendo o protagonismo dos alunos, numa abordagem investigativa de modo que houvesse uma melhor compreensão do papel biológico desses organismos e sua utilização em diversos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Schumann, UERJ

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp – UERJ) Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em rede Nacional (PROFBIO).

Tatiana Docile, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp – UERJ) Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em rede Nacional (PROFBIO).

 

Downloads

Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos