Uma sequência didática como ferramenta para o ensino investigativo sobre fungos no ensino de biologia
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5014Resumen
O conteúdo sobre os fungos é ministrado desde o 6º ano do ensino fundamental. Muitas vezes esse conteúdo é transmitido de forma superficial, com aulas expositivas e pouco contextualizadas, tendo apenas o livro didático como apoio. Esses organismos fazem parte do cotidiano dos alunos, mas a maioria dos estudantes os relacionam como sendo seres maléficos, associando-os com micoses, coisas estragadas e mofadas. O presente trabalho foi desenvolvido com uma turma do 1º ano do ensino médio e teve como objetivo propor o uso de sequências didáticas como forma de ensinar o conteúdo sobre fungos, através da utilização de questionário prévio, experiências com leveduras, aula expositiva com auxílio do data show, observação da decomposição de alimentos, identificação de alguns tipos de fungos com a utilização do aplicativo Google Lens. O processo ensino-aprendizagem ocorreu de forma mais significativa, promovendo o protagonismo dos alunos, numa abordagem investigativa de modo que houvesse uma melhor compreensão do papel biológico desses organismos e sua utilização em diversos produtos.