Reflexão da prática como estratégia de educação permanente de educadores

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Resumo

Este estudo se propõe a elaborar um constructo teórico educacional para a atividade Reflexão da Prática como estratégia de Educação Permanente de docentes, a partir da nossa vivência como facilitadoras de aprendizagem no Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde – DGPSUS - edição 2021/2023. Como referência utilizou-se de conceitos de reflexão da prática desenvolvido por educadores contemporâneos em que encontramos significativas contribuições da escola reflexiva que fundamentaram essa produção. Construiu-se uma figura baseada na roda avaliativa propiciando a visualização da epistemologia do professor reflexivo no desenvolvimento da atividade Reflexão da Prática. A construção do referencial teórico permitiu compreender que a potência na forma como desenvolvemos esta atividade para processos de mudança de práticas reside no processo coletivo de auto e hetero reflexão numa comunidade de aprendizagem que partilha contexto, signos, significados e contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Adriana Barbieri Feliciano, Universidade Federal de São Carlos

Concluiu bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (1990), Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP (1997) e Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP (2004). Realizou estágio de pós doutorado junto ao Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP sob supervisão da Profa Dra Cinira Magali Fortuna com conclusão em dezembro de 2018. Neste período se aprofundou no referencial teórico da Análise Institucional com destaque para a Sócioclinica Institucional. Aproximou-se do Reseau Recherche-Avec (Rede Pesquisa-Com e Pesquisa Intervenção) que inclui membros do Brasil, México, França e Canadá. Esta rede é coordenada pelo professor Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá). Tem experiência em processos educacionais na saúde com ênfase nas metodologias ativas de ensino aprendizagem oriunda de atividades de extensão realizadas por meio do PROADI-SUS, em parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL). Tem atuado em Saúde Coletiva especialmente nos temas Atenção Primária em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Humanização em Saúde, Análise Institucional, Gestão do trabalho em Saúde. Atualmente é professor Associado IV no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

Everton Soeiro, Hospital Sírio Libanes

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Administração Hospitalar e de Sistema de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (1995) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, professor - facilitador - tutor - pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisa - Hospital Sírio-Libanês, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos e assessor da Prefeitura Municipal de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, planejamento, saúde pública e gestão da clínica.

Luzia Sandra de Paula, Hospital Sírio Libanes

Mestre em Enfermagem (2011), área de concentração Ciências da Saúde, setores de atividade: Saúde e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Educação para Apoio do Uso de Evidências na Gestão da Saúde (2020) e Processos Educacionais na Saúde (2012), pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Especialização em Saúde Coletiva (1996) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia de Araras, no âmbito da Saúde Pública e Licenciatura (1987). Contribuiu no campo da Política de Saúde Mental atuando na Urgência e Emergência (1989), em Hospital Especializado (1993), como Articuladora de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde em Campinas (1995) e realizando Apoio Matricial na Rede de Atenção a Saúde de Campinas (2000). Experiência na Atenção Primária a Saúde com ênfase na Gestão, Saúde e Educação, realizando Apoio Institucional (2002). Na Área Hospitalar, envolveu-se na Gestão, Educação e Atenção na Saúde do Trabalhador e contribuiu junto ao Escritório de Qualidade do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti em Campinas-SP, como Coordenadora Núcleo de Saúde e Segurança do Paciente (2017). Docente e apoio coordenação de série do Curso de Graduação em Medicina da Universidade de Jaguariúna UniFAJ -UNIEDUK.desde 2022 .Vem atuando em Processos Educacionais na Saúde, mais especificamente contribuindo no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) como facilitadora com uso de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (2010) no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio libanês e faz parte do grupo de autoria do projeto Desenvolvimento de Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS ? DGPSUS? ? Triênio 2021-2023, curso Qualidade e Segurança no Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS.

Roseli Ferreira da Silva, Hospital Sírio Libanes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração, graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília, mestrado em Educação Médica - University of Dundee, mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Foi professora na Faculdade de Medicina de Marília- FAMEMA e professora associado II do departamento de medicina, da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Atualmente é coordenado do Curso de especialização em Preceptoria do SUS, no Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa- HSL/IEP- Projetos PROADI. E assessora pedagógica no ICEPi- SES do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Atuando na Empresa MediAção- formação inovadora, como consultora e assessora em currículos inovadores e metodologias ativas de ensino aprendizagem, como aprendizagem baseada em problemas na graduação, pós-graduação, incluindo os programas de residências nas áreas da saúde.

Sueli de Fátima Sampaio, Universidade Federal de São Carlos

Pós Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo USP/SP, com Estágio de Pesquisa no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Autônoma de Barcelona em Belaterra/Espanha (Cerdanyola dell Vallès) e Visita Técnica ao Hospital Universitário Sant Juan de Réus em Réus/Espanha. Visitas técnicas em Serviços de Saúde Hospitalar e da Atenção Primária à Saúde em Oviedo/Espanha e Santarém/Portugal. Reuniões com docentes, coordenadores e profissionais da área da saúde em Barcelona/Espanha e Santarém/Portugal. Participação como ouvinte na apresentação das dissertações de mestrado do Programa Erasmus Mundus em Oviedo/Espanha. Doutorado (2000) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP/SP. Mestrado (1995) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas. Especialização em Gestão de Políticas Públicas Informadas por Evidências pelo Hospital Sírio Libanês HSL (2020). Especialização em Processos Educacionais em Saúde pelo HSL (2012). Especialização em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde pelo HSL (2010). Especialização em Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2006). Especialização em Gerenciamento em Enfermagem pela Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem - SOBRAGEn (1999). Especialização em Administração Hospitalar pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração Hospitalar (1988). Especialização em Licenciatura Plena em Enfermagem pela PUC-Campinas (1988). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2016-2019). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UFSCar (2010-2012). Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem da PUC-Campinas (2005-2006). Coordenadora do Programa de Residência em Saúde da PUC-Campinas (2006-2009). Coordenadora do Curso de Especialização de Gestão em Enfermagem na PUC-Campinas (2003-2005). Ministrou Disciplinas de Metodologia Científica e de Gestão em Cursos de Especialização de Terapia Intensiva, Obstetrícia e Gestão (2002-2004). Diretora Assistencial no Hospital Escola Municipal de São Carlos (2011-2014). Gestora de Serviço de Enfermagem na PUC-Campinas (1989-1993). Experiência como Enfermeira em Moléstias Infecto-Contagiosas no Hospital Universitário da PUC-Campinas (1987-1989). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (Mestrado Profissional) da UFSCar desde 2011. Docente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade de Jaguariúna UniFAJ desde 2020. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSCar (2010-2019). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da PUC-Campinas (1991-2009). Membro do Grupo de Pesquisa (EPE-UNIFESP) Laboratório de Pesquisas em Tecnologia e Inovação em Saúde - LAPeTIS do Diretório CNPq. Experiência na área Hospitalar e Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, educação na saúde, metodologias inovadoras para processos de ensino/aprendizagem, educação permanente em saúde. 

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Publicado

06-09-2025

Edição

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Artigos