Programa residência pedagógica na formação inicial docente
o que dizem professores de educação física?
Palavras-chave:
Política Educacional, Formação de Professores, Educação FísicaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores de Educação Física que atuam na Educação Básica e que participaram do programa residência pedagógica durante sua formação inicial no curso de licenciatura. Foram entrevistados três professores de Educação Física, de ambos os gêneros, com idades entre 24 e 25 anos, que participaram do programa enquanto cursavam sua formação inicial em uma Instituição Federal de Ensino. Para análise utilizamos a técnica de análise temática. Os resultados revelam que a escolha pelo curso de Licenciatura em EF esteve relacionada a motivações pessoais, como experiências anteriores com o esporte e afinidade com a atividade docente. Um dos principais desafios enfrentados pelos professores durante o desenvolvimento das atividades no programa foi o contexto da pandemia de Covid-19. Apesar das dificuldades impostas pelo ensino remoto e pelo distanciamento social, os participantes relataram que o programa proporcionou o desenvolvimento de autonomia, a construção da identidade docente e a consolidação de saberes didáticos. Concluímos que políticas de formação que proporcionem experiências no campo de formação são importantes para a constituição da identidade dos professores, como para consolidação dos saberes necessários para a atividade profissional dos professores investigados.
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