Programa residência pedagógica na formação inicial docente

o que dizem professores de educação física?

Autores/as

Palabras clave:

Política Educacional, Formação de Professores, Educação Física

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores de Educação Física que atuam na Educação Básica e que participaram do programa residência pedagógica durante sua formação inicial no curso de licenciatura. Foram entrevistados três professores de Educação Física, de ambos os gêneros, com idades entre 24 e 25 anos, que participaram do programa enquanto cursavam sua formação inicial em uma Instituição Federal de Ensino. Para análise utilizamos a técnica de análise temática. Os resultados revelam que a escolha pelo curso de Licenciatura em EF esteve relacionada a motivações pessoais, como experiências anteriores com o esporte e afinidade com a atividade docente. Um dos principais desafios enfrentados pelos professores durante o desenvolvimento das atividades no programa foi o contexto da pandemia de Covid-19. Apesar das dificuldades impostas pelo ensino remoto e pelo distanciamento social, os participantes relataram que o programa proporcionou o desenvolvimento de autonomia, a construção da identidade docente e a consolidação de saberes didáticos. Concluímos que políticas de formação que proporcionem experiências no campo de formação são importantes para a constituição da identidade dos professores, como para consolidação dos saberes necessários para a atividade profissional dos professores investigados.

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Biografía del autor/a

Maria Diva Barbosa Lima, Prefeitura Municipal de Canindé

Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE/CNPq). Docente da Prefeitura Municipal de Canindé.

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF/Unilab-IFCE). Líder do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE/CNPq).

Thaidys da Conceição Lima do Monte, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estdual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2000). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Canindé. Docente do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF/IFCE). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI/IFCE).

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho (Portugal), e Pós-Doutorado em Educação, na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2025-11-05