Percepções de BIDs do Subprojeto Biologia do IFB (2022-2024): Aprendizagens, Desafios e Impactos Formativos

Autores

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, Biologia, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho busca explorar as experiências vivenciadas, os desafios enfrentados e a importância para o crescimento pessoal e profissional dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, sendo utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A análise concentra-se, em particular, na perspectiva dos estudantes de ensino superior, e fundamenta-se em artigos publicados e em uma pesquisa conduzida junto aos Bolsistas de Iniciação à Docência (BIDs) do Instituto Federal de Brasília do curso de Biologia participantes do PIBID entre 2022-2024. O objetivo principal é avaliar a relevância do PIBID para o crescimento e formação desses discentes, oferecendo uma visão abrangente das experiências que moldam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, incluindo os desafios enfrentados ao longo desse percurso. Os resultados mostraram que o PIBID tem grande importância ao oferecer experiência prática em sala de aula, também valoriza a carreira docente, motivando a permanência na licenciatura e melhorando a qualidade da educação básica nas escolas parceiras por meio de atividades diversificadas. Esperamos que essa pesquisa contribua para avaliação do Programa e incentive mais discussões sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Pereira Soares, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação em Ciências (UnB). Mestre em Ensino de Ciências (UnB). Licenciada em Ciências Naturais (UnB). Professora de Ciências Naturais na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Marina Neves Delgado, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Bacharel licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Referências

GONÇALVES, Alessandra de Sousa; SOUZA, Edicarlos Pereira de Souza; ALVES, Francione Charapa. A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01-27, 2023. DOI: 10.26694/caedu. v5i2.4485. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4485. Acesso em: 2 fev. 2024.

AMBROSETTI, Neusa Banhara; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; ALMEIDA, Patrícia Albieri; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; PASSOS Laurizete Ferragut. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615. Acesso em: 2 fev. 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo: Penso Editora, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2/2002, Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas, 2002

BRASIL. Portaria normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, 2007.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010 dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. 2010.

CAPES, Ministério da Educação. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid. Acesso em: 2 de fev. 2024.

DE LIMA, Francisco José; VIEIRA, Brenda Maria. Abordagens e reflexões sobre o Pibid matemática em produções publicadas em periódicos do campo educacional. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 3, p. 84-98, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27624/1/deLima2020Abordagens.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.

GOMES, Claudia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O PIBID e a Mediação na Configuração de Sentidos Sobre a Docência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, p. 147-156, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ygsmKg7RqnvpK6WYNLkGxnv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2014.

IENNACO, José Pedro; BORTONE, Denise Ferreira. PIBID: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e suas implicações na formação de professores. Revista Aracê, v. 7, n. 1, p. 1661–1673, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.56238/arev7n1-100. Acesso em: 21 fev. 2025.

MONTANDON, Maria Isabel. Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas PIBID e Prodocência. Revista da ABEM, v. 20, n. 28, 2012. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/103. Acesso em 30 mar. 2024.

MORYAMA, Nayara; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 191-210, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170833. Acesso em: 30 mar. 2024.

NEITZEL, Adair Aguiar; FERREIRA, Valéria Silva; COSTA, Denise. Os Impactos Do Pibid Nas Licenciaturas E Na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ. 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/236118958.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em revista, v. 34, s/p. p. e190935, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Hdww8wDVHXvgbvFWPBrNkph/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2024.

PEREIRA, Ana Lucia; MONTEIRO, Tatiane Skeika. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis educativa, v. 14, n. 2, p. 487-506, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/praxeduc/v14n2/1809-4309-praxeduc-14-02-0487.pdf. Acesso em 30 mar. 2024.

PEREIRA, Francielle Amâncio. ENCONTROS E (DES) ENCONTROS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO CONTEXTO REMOTO: Vivências do PIBID Ciências Biológicas-UFU/Campus Umuarama. Revista Multidisciplinar do Vale do Jequitinhonha-ReviVale, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: file:///C:/Users/lidho/Downloads/46-Texto%20do%20artigo-122-125-10-20180619%20(1).pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.

PEREIRA, Ana Lucia; MONTEIRO, Tatiane Skeika. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p. 487–506, maio/ago. 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12968/209209213190. Acesso em: 21 jun. 2024.

RAMOS, Ediane Sousa Miranda; et al. As Contribuições Do PIBID Na Formação Do Professor. Ambiente (Boa Vista), 2023. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/download/6304/4576&ved=2ahUKEwj78Nma95yFAxVbqZUCHf0JBooQFnoECBwQAQ&usg=AOvVaw30dsltrvOgUVLpU9QLoMjw. Acesso em: 30 mar. 2024.

SABASTIANI, Renata; VERASZTO, Estéfano Vizconde. PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente. Crítica Educativa, v. 3, n. 2, 2018. Disponível em https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/134/311. Acesso em 30 de mar. 2024.

SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 57–74, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.270. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270. Acesso em: 30 mar. 2024

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional 17. ed. Petrópolis, Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

28-10-2025

Edição

Seção

Artigos