Percepções de BIDs do Subprojeto Biologia do IFB (2022-2024): Aprendizagens, Desafios e Impactos Formativos
Palavras-chave:
Iniciação à Docência, Biologia, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho busca explorar as experiências vivenciadas, os desafios enfrentados e a importância para o crescimento pessoal e profissional dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, sendo utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A análise concentra-se, em particular, na perspectiva dos estudantes de ensino superior, e fundamenta-se em artigos publicados e em uma pesquisa conduzida junto aos Bolsistas de Iniciação à Docência (BIDs) do Instituto Federal de Brasília do curso de Biologia participantes do PIBID entre 2022-2024. O objetivo principal é avaliar a relevância do PIBID para o crescimento e formação desses discentes, oferecendo uma visão abrangente das experiências que moldam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, incluindo os desafios enfrentados ao longo desse percurso. Os resultados mostraram que o PIBID tem grande importância ao oferecer experiência prática em sala de aula, também valoriza a carreira docente, motivando a permanência na licenciatura e melhorando a qualidade da educação básica nas escolas parceiras por meio de atividades diversificadas. Esperamos que essa pesquisa contribua para avaliação do Programa e incentive mais discussões sobre a temática.
Downloads
Referências
GONÇALVES, Alessandra de Sousa; SOUZA, Edicarlos Pereira de Souza; ALVES, Francione Charapa. A formação inicial de professores de matemática: contribuições do PIBID. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01-27, 2023. DOI: 10.26694/caedu. v5i2.4485. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4485. Acesso em: 2 fev. 2024.
AMBROSETTI, Neusa Banhara; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; ALMEIDA, Patrícia Albieri; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; PASSOS Laurizete Ferragut. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615. Acesso em: 2 fev. 2024.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo: Penso Editora, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2/2002, Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas, 2002
BRASIL. Portaria normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, 2007.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010 dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. 2010.
CAPES, Ministério da Educação. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid. Acesso em: 2 de fev. 2024.
DE LIMA, Francisco José; VIEIRA, Brenda Maria. Abordagens e reflexões sobre o Pibid matemática em produções publicadas em periódicos do campo educacional. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 3, p. 84-98, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27624/1/deLima2020Abordagens.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.
GOMES, Claudia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O PIBID e a Mediação na Configuração de Sentidos Sobre a Docência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, p. 147-156, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ygsmKg7RqnvpK6WYNLkGxnv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2014.
IENNACO, José Pedro; BORTONE, Denise Ferreira. PIBID: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e suas implicações na formação de professores. Revista Aracê, v. 7, n. 1, p. 1661–1673, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.56238/arev7n1-100. Acesso em: 21 fev. 2025.
MONTANDON, Maria Isabel. Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas PIBID e Prodocência. Revista da ABEM, v. 20, n. 28, 2012. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/103. Acesso em 30 mar. 2024.
MORYAMA, Nayara; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 191-210, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170833. Acesso em: 30 mar. 2024.
NEITZEL, Adair Aguiar; FERREIRA, Valéria Silva; COSTA, Denise. Os Impactos Do Pibid Nas Licenciaturas E Na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ. 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/236118958.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em revista, v. 34, s/p. p. e190935, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Hdww8wDVHXvgbvFWPBrNkph/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2024.
PEREIRA, Ana Lucia; MONTEIRO, Tatiane Skeika. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis educativa, v. 14, n. 2, p. 487-506, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/praxeduc/v14n2/1809-4309-praxeduc-14-02-0487.pdf. Acesso em 30 mar. 2024.
PEREIRA, Francielle Amâncio. ENCONTROS E (DES) ENCONTROS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO CONTEXTO REMOTO: Vivências do PIBID Ciências Biológicas-UFU/Campus Umuarama. Revista Multidisciplinar do Vale do Jequitinhonha-ReviVale, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: file:///C:/Users/lidho/Downloads/46-Texto%20do%20artigo-122-125-10-20180619%20(1).pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.
PEREIRA, Ana Lucia; MONTEIRO, Tatiane Skeika. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p. 487–506, maio/ago. 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12968/209209213190. Acesso em: 21 jun. 2024.
RAMOS, Ediane Sousa Miranda; et al. As Contribuições Do PIBID Na Formação Do Professor. Ambiente (Boa Vista), 2023. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/download/6304/4576&ved=2ahUKEwj78Nma95yFAxVbqZUCHf0JBooQFnoECBwQAQ&usg=AOvVaw30dsltrvOgUVLpU9QLoMjw. Acesso em: 30 mar. 2024.
SABASTIANI, Renata; VERASZTO, Estéfano Vizconde. PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente. Crítica Educativa, v. 3, n. 2, 2018. Disponível em https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/134/311. Acesso em 30 de mar. 2024.
SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 57–74, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.270. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270. Acesso em: 30 mar. 2024
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional 17. ed. Petrópolis, Vozes, 2014.





