A história do Basquetebol de Volta Redonda: uma possibilidade de contextualização dentro da Educação Física

Autores

  • Marcelo Dantas Britto UNIFOA
  • Marcelo Paraíso Alves UNIFOA/IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-699

Resumo

O presente artigo objetiva compreender as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física da rede municipal de Volta Redonda, mais especificamente a maneira como desenvolvem os processos de ensino sobre a história do Basquetebol. O trabalho apresenta como proposta o resgate da trajetória histórica dos sujeitos que participaram da constituição do Basquetebol em Volta Redonda, década de 1950. A metodologia desenvolveu-se por intermédio de duas ações complementares: a revisão da literatura e da pesquisa de campo, por intermédio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a 32 professores da rede municipal de ensino de Volta Redonda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Dantas Britto, UNIFOA

Professor Universitário e ensino fundamental

Marcelo Paraíso Alves, UNIFOA/IFRJ

Professor de Ensino Superior e ensino fundamental e médio

Referências

ASSIS, de Oliveira, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica – 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, chancela editorial CBDE, 2010. – (Coleção Educação Física e esportes)
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. São Paulo: Brasiliense,1994.
BETTI, M; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2002, 1(1): 73-81.
CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola: a Educação Física como componente curricular, 2ª Edição - Campinas: Autores Associados, 2005
CERTEAU. Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica 5ª Edição – São Paulo: Prentice Hall, 2002
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.
FREITAS, H.C.L. A reforma universitária no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 68, dez. 1999.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GINZBURG, C. Sinais: Raízes de um paradigma indiciário. In: ______ Mitos, Emblemas e Sinais. Morfologia e História. Tradução Federico Corotti. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/coletivo de autores. – São Paulo: Cortez, 1992. – (Coleção magistério. 2º grau. Série formação de professor)
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12.ed. – São Paulo: Hucitec, 2010
REVEL, Jacques. Microanálise e construção do social. In: ______ (org.). Jogos de escalas. A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4ed, - São Paulo: Cortez, 2002
______. Renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências” revisitado. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez 2010.
VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente – Um diálogo com Valter Bracht. Movimento, v.3, n. 5, p. 4-17, 1996.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Artigos