Enunciação, descodificação e validade de um software educativo à luz do pensamento habermasiano
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.1275Keywords:
ação comunicativa, teoria das pretensões de validade, disseminabilidadeAbstract
A sociedade moderna amplia, a cada dia, a gama de possibilidades tecnológicas capazes de captar a imaginação dos indivíduos através de uma simulação da realidade: ambientes virtuais adequados à necessidade de produção de dados que geram inteligência educacional para a escola. Produtos que, por si só, não amenizam os problemas do ensino se não acompanhados de uma profunda reflexão sobre seu funcionamento, serventia, e riscos envolvidos. Um trabalho de campo envolvendo a análise das falas de diferentes atores sociais resultou no desenvolvimento de um software educativo que permite ao usuário tornar-se um detetive capaz de resolver crimes ambientais. No presente texto, cuidamos de apresentar o mesmo a professores do ensino fundamental, com a pretensão de validar totalidade e especificidades nele dispostas. Objetivamos a oferta de enunciados codificados aos docentes para que, no âmbito de uma ação comunicativa, fossem as pretensões de validade sobre o software aceitas ou não, estabelecendo-se assim o processo crítico de avaliação da ferramenta. O produto foi capaz de estimular nos docentes a reflexão necessária à descaracterização do crime ambiental como elemento de incidência puramente ecológica.
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