Os tipos de laboratório didático de Física e suas possíveis contribuições na formação científica dos estudantes

Autores

  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Luana Silva Santana Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC e Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.1340

Palavras-chave:

Laboratório Didático, Ensino de Física, Letramento Científico,

Resumo

Este trabalho buscou fazer uma discussão acerca do papel do laboratório didático no ensino de Física como processo de investigação científica, a fim de identificar enfoques, finalidades e os sentidos e significados produzidos no contexto do ensino de Física voltados para a formação científica crítica dos estudantes. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para que fosse construída uma revisão de literatura acerca do tema proposto para investigação. Os resultados obtidos revelaram que para que o laboratório didático seja visto como um processo de investigação deverão ser contemplados basicamente os aspectos: planejamento de experimentos; manejo de instrumentos; previsão de resultados e confrontação entre os resultados obtidos e os resultados esperados; compreensão de conceitos através da experimentação e, por fim, que estas atividades promovam o desenvolvimento de atitudes científicas por parte dos estudantes e dos professores de Física.

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Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Professor do curso de Lienciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da UFRB.

Luana Silva Santana, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC e Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

Professora Assistente da Faculdade de Tecnologia e Ciências e da Faculdade Independente do Nordeste.

Mestre em Bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências e Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade do Noroeste de Minas

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Publicado

06-03-2023

Edição

Seção

Artigos