IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA CONCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES

Autores

  • Jonatha Anderson Fraga Egidio Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes.
  • Bárbara Tapia Brito Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes.
  • Stella Marys Meneses de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) – Av. São José do Barreto, 764, São José do Barreto, Macaé.
  • Willian Rodrigues da Costa Marinho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) – Av. São José do Barreto, 764, São José do Barreto, Macaé.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.3320

Palavras-chave:

Educação, Licenciatura, Aprendizado

Resumo

O Ensino de Biologia através de aulas práticas permite a compreensão dos processos biológicos, bem como o papel da Ciência e tecnologia no mundo atual. O objetivo deste estudo foi identificar e discutir a concepção de futuros professores de Ciências/Biologia sobre o uso atividades práticas durante as aulas. Os procedimentos metodológicos envolveram um estudo qualitativo de cunho exploratório durante um curso realizado para futuros docentes do Consórcio Cederj/UENF. Analisando-se os dados nota-se que os graduandos entrevistados consideram importante o uso de atividades experimentais no processo de ensino aprendizagem, mas que há ainda alguns que não conseguem discernir o que é uma atividade prática ou em que momento devem ser utilizadas. Com isso, há muito ainda o que ser estudado e principalmente mudado na estrutura curricular das Universidades para que este tema possa ser abordado com maior vigor, produzindo futuros docentes cada vez mais preparados para o exercício do magistério.

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Biografia do Autor

Jonatha Anderson Fraga Egidio, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes.

Graduando em Ciências Biológicas - UENF

Bárbara Tapia Brito Oliveira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes.

Graduanda em Ciências Biológicas - UENF

Stella Marys Meneses de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) – Av. São José do Barreto, 764, São José do Barreto, Macaé.

Mestranda em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento -UFRJ/NUPEM, Graduada em ciências Biológicas - UENF.

Willian Rodrigues da Costa Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) – Av. São José do Barreto, 764, São José do Barreto, Macaé.

Doutorando em Ciências Ambientais e Conservação - UFRJ/NUPEM, Mestre em Ciências Ambientais e Conservação - UFRJ/NUPEM, Graduado em ciências Biológicas - UENF e Graduando em Engenharia Meteorológica - UENF.

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Publicado

18-12-2021

Edição

Seção

Artigos