Uma Engenharia Didática para o ensino de História da Matemática com o Google Meet durante a pandemia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.3369Keywords:
Engenharia Didática, Coronavírus, Google Meet, Teoria das Situações DidáticasAbstract
O presente artigo retrata um estudo descritivo e qualitativo, com o objetivo de analisar as concepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, durante as aulas na disciplina de História da Matemática no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Assim, foi utilizada a Engenharia Didática, como metodologia de pesquisa, e a Teoria das Situações Didáticas, como metodologia de ensino, abordando assuntos contidos na ementa da disciplina, com o viés de tornar o estudante o protagonista do seu próprio conhecimento. Para isso, as aulas foram ministradas por meio do Google Meet, um recurso computacional o qual foi disponibilizado neste período de pandemia de forma gratuita. Contudo, analisaremos os pontos positivos e negativos dessas aulas, diante desse contexto.
Downloads
References
ALMOULOUD, S. A. (2007). Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR.
ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. de Q. e S. (2008). Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 62-77. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2008v3n1p62/12137>. Acesso em: 20 maio 2020.
ALMOULOUD, S. A. (2016). Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.11, n. 2, p. 109-141. doi: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p109.
ALVES, F. R. et al. (2019). Ensino de ciências e educação matemática 3 [recurso eletrônico] Organizador Felipe Antonio Machado Fagundes Gonçalves. Capítulo 2 - Engenharia Didática para o ensino da sequência de Padovan: um estudo da extensão para o campo dos números inteiros. Ponta Grossa, PR: Atena Editora. doi:10.22533/at.ed.0901922112. 2019.
ARAGÃO, J. C. S. et al. (2019). Produção de vídeos como material didático de apoio para aprendizagem em saúde da mulher: relato de experiência. Revista Práxis, v. 11, n. 22, p. 45-52. Disponível em: < http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/2729/2482>. Acesso em: 19 maio 2020.
ARTIGUE, M. (1988). Ingénierie didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 9, n. 3, p. 281–308. Disponível em: < http://www.cfem.asso.fr/actualites/archives/RDM9.3M.ArtigueIngenierieDidactique.pdf/at_download/file>. Acesso em: 28 ab. 2020.
ARTIGUE, M. et al. (1995). Ingenieria didactica en educacion matematica: un esquema para la investigacion y la innovacion en la enseñanza y el aprendizaje de las matematicas. Bogotá: una empresa docente & Grupo Editorial Iberoamérica. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/12341268.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2020.
BOYER, C. (2006). História da matemática; revista por c. Merzbach, tradução Elza F. Gomide. 2a ed, Sao Paulo-SP: Ed. Edgard Blucher LTDA.
BROUSSEAU, G. (1982). D’un problème à l’étude à priori d’une situation didactique. Deuxième École d’Été de Didactique des mathématiques, Olivet, p. 39–60.
BROUSSEAU, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, p. 33–115. Disponível em:< https://revue-rdm.com/1986/fondements-et-methodes-de-la/>. Acesso em: 12 maio 2020.
CHEVALLARD, Y. (1998). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. [S.l.]: Buenos Aires: Aique.
HORADAM, A. F. (1993). Quaternion recurrence relations. Ulam Quarterly, v. 2, p. 23–33. Disponível em: < http://ulamquarterly.dyndns.org/VIEW2.2/horadam.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2020.
JOHNSTON, S. (2017). Meet the new Hangouts. Google. Archived from the original on March 14, 2017. Disponível em: <https://techcrunch.com/2020/04/29/google-is-making-meet-free-for-everyone/>. Acesso em: 10 mai 2020.
MENDONÇA, F. C. R.; MAJEROWICZ, S.; COSTA, M. (2018). O filme como estratégia de ensino da Metodologia da Pesquisa: relato de experiência. Revista Práxis, v. 10, n. 20, p. 95-105. Disponível em: < http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/1297/2253>. Acesso em: 12 maio 2020.
OLIVEIRA, R. R. (2018). Engenharia Didática sobre o Modelo de Complexificação da Sequência Generalizada de Fibonacci: Relações Recorrentes N-dimensionais e Representações Polinomiais e Matriciais. Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Disponível em: < http://pgecm.fortaleza.ifce.edu.br/wp-content/uploads/2018/10/RANNYELLY_DISSERTACAO_PGECM_IFCE_2018.pdf>. Acesso em: 20 maio 2020.
OLIVEIRA, R. R. de; ALVES, F. R. V.; PAIVA, R. E. B. (2017). Identidades bi e tridimensionais para os números de Fibonacci na forma complexa. C.Q.D.-Revista Eletrônica Paulista de Matemática, v. 11, n. 2, p. 91–106. doi: 10.21167/cqdvol11ic201723169664rrofrvarebp91106.
PAIS, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.
POMMER, W. M. (2013). A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo. Disponível em: < http://stoa.usp.br/wmpommer/files/3915/20692/Livro%20Eng%C2%AA%20Did%C3%A1tica%202013.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2020.
SANTOS, A. A. dos. (2017). Engenharia Didática sobre o Estudo e Ensino da Fórmula de Binet como modelo de generalização e extensão da Sequência de Fibonacci. Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Disponível em: < http://pgecm.fortaleza.ifce.edu.br/wp-content/uploads/2016/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o-finalizada-com-a-catalogr%C3%A1fica-final.pdf>. Acesso em: 10 maio 2020.
TEIXEIRA, P. J. M.; PASSOS, C. C. M. (2013). Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké, v. 21, n. 39, p. 155–168. doi: https://doi.org/10.20396/zet.v21i39.8646602.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikipedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Google_Meet>. Acesso em: 08 Mai 2020.