Relação entre processos formativos sobre humanização da saúde e a prática de trabalhadores de um centro especializado em reabilitação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3481

Keywords:

Humanização da Assistência. Ensino. Educação Continuada. Centros de Reabilitação.

Abstract

Este artigo relaciona as práticas de trabalhadores de um Centro Especializado em Reabilitação aos seus processos formativos sobre humanização da saúde. Foi baseado em uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, tendo sido feita uma oficina com 15 trabalhadores de um serviço de saúde, localizado em uma cidade do nordeste brasileiro. Os resultados foram analisados de acordo com a abordagem das práticas discursivas, proposto por Spink, e apontam, por um lado, para uma formação pontual e incipiente tanto nos espaços escolares quanto nos não escolares a respeito do tema; por outro lado, apesar disso, foram identificadas práticas alinhadas ao proposto pela Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, mesmo ela não tendo sido referida pelos participantes. Conclui-se que há necessidade de realizar processos formativos no local de trabalho, pautados pela Política Nacional de Humanização e pela educação interprofissional, por meio da Educação Permanente em Saúde, assim como é fundamental melhorar a formação nas graduações e pós-graduações em saúde.

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Author Biographies

Juliana Araújo Menezes, Universidade Federal de Alagoas

ossui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL  (2009), mestranda de Ensino na Saúde (UFAL), especialista em MBA em Gestão de Pessoas (CESAMA/2011) e em Gênero e Diversidade na Escola (UFAL/2016), Mestre em Ensino na Saúde pela UFAL (2020). Membro do grupo de Pesquisa em Saúde, Território e Cultura da Universidade Federal de Alagoas. Atua na área de Educação à Distância enquanto Tutora de Sala e Orientadora Acadêmica em estágio obrigatório do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, pólo Maceió - CEAP, desde 2009 e como Assistente Social na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - ADEFAL, desde 2011. Experiência profissional na área de Saúde Pública e Educação (ensino superior), bem como nas seguintes áreas: assistência social, sócio-jurídico, atividades sócio-educativas, educação permanente em saúde, política da pessoa com deficiência, saúde suplementar. Principal área de pesquisa: Serviço Social, Gênero, Saúde Pública, Humanização e Formação em Saúde.

Sérgio Seiji Aragaki, Professor com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1993), Mestre e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no curso de graduação em Medicina e no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Foi consultor da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, membro da Frente Formação e Pesquisa e referência do apoio matricial para o estado de Alagoas. 

Trabalhou em enfermaria de saúde mental de um hospital geral, membro de equipe interdisciplinar, atendendo pessoas em crise aguda psicótica, depressiva etc. e orientando familiares. Desenvolveu também no local interconsultas psicológicas no hospital geral, atendendo pacientes, familiares e discutindo casos e orientando membros do corpo clínico a respeito dos processos de saúde-doença, com ênfase na reabilitação e reinserção social. Tem experiência como psicólogo e supervisor de estágios em área clínica, social e comunitária, com população dos diversos ciclos da vida. Foi preceptor na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Estado do Tocantins. Parecerista ad-hoc em periódicos científicos, congressos e outras atividades científicas. Atuando principalmente nos temas: psicologia social, saúde, humanização em saúde, clínica ampliada, grupos, saúde mental, saúde coletiva, construcionismo social, práticas discursivas e produção de sentidos.

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Published

2023-11-29