ERA UMA VEZ! A aplicação do folclore como ferramenta para ensino de entomologia na educação básica.

Autores

  • OSEIAS MARTINS MAGALHAES Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Laboratório de Biodiversidade Entomológica, Avenida Brasil 4365, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Paula Ferreira Grossi Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Instituto de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rodovia BR 465, Km 07, s/n - Zona Rural, 23890-000, Seropédica, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3571

Palavras-chave:

Cultura popular, Metodologia, Conhecimento, Insetos.

Resumo

Muitos educadores ainda seguem uma metodologia marcada pelo processo passivo de transmissão e recepção do conhecimento. Assim, o desenvolvimento do Saber Científico interligado ao Saber Empírico se faz necessário por propiciar ao aluno o melhor entendimento da História da Ciência, inserindo-os como parte atuante e não os destacando dos demais elementos da natureza. Este trabalho realiza a aplicação do folclore como ferramenta estratégica de apoio ao ensino, através de lendas e contos, e analisa sua eficiência no ensino de Entomologia, discutindo sua a contribuição a aquisição de novos conhecimentos, demonstrando a importância da aproximação dos Saberes Científico e Popular como motivação no processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas com duas turmas do sétimo ano do ensino fundamental, sendo uma turma no ano de 2016 e outra no ano de 2017, em uma instituição privada no município do Rio de Janeiro, RJ. Esse recurso demonstrou ser um recurso eficiente, de baixo custo e com potencial de tornar as aulas mais atraentes aos alunos, podendo ser utilizado como ferramenta complementar em sala de aula ou como ponto de partida para atividades, e/ou uma forma diferente de apresentar a temática de maneira envolvente e significativa articulando os conceitos do cotidiano ao conhecimento científico. Podendo ainda ser extrapolada as outras disciplinas e outros países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Richard C. Some reflections on the acquisition of knowledge. Educational researcher, v. 13, n. 9, p. 5-10, 1984.

BACHELARD, Gaston. Conhecimento comum e conhecimento científico. Tempo Brasileiro, v. 28, p. 47-56, 1972.

BERRY, Barnett. No Shortcuts to Preparing Good Teachers. Educational leadership, v. 58, n. 8, p. 32-36, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências. Brasília: 1998.

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi et al. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, v. 47, p. 47-60, 2003.

CARRANO-MOREIRA, Alberto Fábio. Insetos: manual de coleta e identificação. ED. da UFRPE, 2015.

CHALMERS, Alan. A fabricação da ciência. Unesp, 1994.

CHEN, Yan-zhen; WANG, Yan-xi; ZHANG, Lu-qiang. Teaching Reform on Experiments in Zoology [J]. Sichuan Journal of Zoology, v. 2, 2005.

COSTA, Fontes; DUARTE, Maria da Conceição. Creencias populares y enseñanza de la biología. Enseñanza de las ciencias, v. 10, n. 1, p. 089-93, 1992.

NETO, Eraldo Medeiros Costa; PACHECO, Josué Marques. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 26, n. 1, p. 81-90, 2004.

DA SILVA, Fábio Wellington Orlando; PEIXOTO, Marco AN. Os laboratórios de ciências nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v. 8, n. 1, 2011.

DE JESUS SANTOS, Danielle Caroline; DE SOUSA SOUTO, Leandro. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia plena, v. 7, n. 5, 2011.

DELLA, Monica. Manual do Folclore. São Paulo: Global, 1989.

DEWEY, John. The relation of theory to practice in education. Cedar Falls, Iowa: Association for Student Teaching, 1962.

DO CARMO, Solange; SCHIMIN, E. O ensino da biologia através da experimentação. Estado do Paraná: Secretaria de Estado da Educação. Recuperado de: http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/portals/pde/arquivos/1085-4. pdf, 2013.

DRIVER, Rosalind et al. Constructing scientific knowledge in the classroom. Educational researcher, v. 23, n. 7, p. 5-12, 1994.

ENTWISTLE, Noel J.; PETERSON, Elizabeth R. Conceptions of learning and knowledge in higher education: Relationships with study behaviour and influences of learning environments. International journal of educational research, v. 41, n. 6, p. 407-428, 2004.

FRADE, Cáscia. Folclore. São Paulo: Global, 1997.

GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.

GUIMARÃES, José Gerardo Matos. Folclore na escola. Faculdade Marcelo Tupinambá, 1992.

HIEBERT, James; GALLIMORE, Ronald; STIGLER, James W. A knowledge base for the teaching profession: What would it look like and how can we get one?. Educational researcher, v. 31, n. 5, p. 3-15, 2002.

HOGUE, Charles. Cultural entomology. Annual Review of Entomology, v. 32, n. 1, p. 181-199, 1987.

IBARRA, J.; QUÍLEZ, María José Gil. Enseñar los cambios ecológicos en la secundaria: un reto en la transposición didáctica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, p. 345-355, 2005.

JOYNER, Charles W. A model for the analysis of folklore performance in historical context. The Journal of American Folklore, v. 88, n. 349, p. 254-265, 1975.

KING, Alison. Guiding knowledge construction in the classroom: Effects of teaching children how to question and how to explain. American educational research journal, v. 31, n. 2, p. 338-368, 1994.

KUH, George D. The other curriculum: Out-of-class experiences associated with student learning and personal development. The Journal of Higher Education, v. 66, n. 2, p. 123-155, 1995.

LENKO, Karol ; PAPAVERO, Nelson. Insetos no Folclore. 2. ed. São Paulo: Plêiade/FAPESP, 1996.

LI, Qing-min; FANG, Zhan-qiang. Constructing and application of the CAI in zoology teaching of higher education [J]. Journal of Biology, v. 3, 2007.

LIMA, Rossinei. Abecê de folclore. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MAGALHÃES, Oséias M; SALGADO, Gustavo. O potencial didático do folclore como ferramenta no ensino de zoologia na educação básica: uma proposta estimuladora. Revista Urutágua, n. 34, p. 12-27, 2016.

MORIN, Edgar et al. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014.

MURRAY, Fiona; STERN, Scott. Do formal intellectual property rights hinder the free flow of scientific knowledge?: An empirical test of the anti-commons hypothesis. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 63, n. 4, p. 648-687, 2007.

NERSESSIAN, Nancy J. Should physicists preach what they practice?. Science & Education, v. 4, n. 3, p. 203-226, 1995. Pedreira M; Silva CH. O Professor PDE e os Desafios da Escola Paranaense: O Caráter Lúdico do Folclore no Ensino de Geografia – 6ª série/7° ano do Ensino Fundamental. Paraná: CORNÉLIO PROCÓPIO, 22 p. 2 v. 2011

PERONTI, A. L. B. G. et al. Percepção ambiental da população de São Carlos (SP) sobre os insetos. In: Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. 1998. p. 98.

PIETROCOLA, Maurício. Curiosidade e imaginação: os caminhos do conhecimento nas ciências, nas artes e no ensino. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 119-133, 2004.

RATOIU, Lucian Cristian; NEAMU, Cristina. Preliminary documentation and investigation of the archives of the “c. Brăiloiu” institute of ethnography and folklore by means of multispectral imaging. Revistadeetnografie ş ifolclor journal of ethnography and folklore, 2014.

ROWLEY, Jennifer. Is higher education ready for knowledge management?. International journal of educational management, 2000.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

STEINBRING, Heinz. The construction of new mathematical knowledge in classroom interaction: An epistemological perspective. Springer Science & Business Media, 2006.

VASCONCELOS, Simão D.; SOUTO, Emanuel. O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

VOELKER, Alan M.; WALL, Charles A. Historical documents of significance to science educators: A bibliographic listing. Science Education, v. 57, n. 2, p. 111-119, 1973.

Downloads

Publicado

14-11-2022