ERA UMA VEZ! A aplicação do folclore como ferramenta para ensino de entomologia na educação básica.
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3571Keywords:
Cultura popular, Metodologia, Conhecimento, Insetos.Abstract
Muitos educadores ainda seguem uma metodologia marcada pelo processo passivo de transmissão e recepção do conhecimento. Assim, o desenvolvimento do Saber Científico interligado ao Saber Empírico se faz necessário por propiciar ao aluno o melhor entendimento da História da Ciência, inserindo-os como parte atuante e não os destacando dos demais elementos da natureza. Este trabalho realiza a aplicação do folclore como ferramenta estratégica de apoio ao ensino, através de lendas e contos, e analisa sua eficiência no ensino de Entomologia, discutindo sua a contribuição a aquisição de novos conhecimentos, demonstrando a importância da aproximação dos Saberes Científico e Popular como motivação no processo ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas com duas turmas do sétimo ano do ensino fundamental, sendo uma turma no ano de 2016 e outra no ano de 2017, em uma instituição privada no município do Rio de Janeiro, RJ. Esse recurso demonstrou ser um recurso eficiente, de baixo custo e com potencial de tornar as aulas mais atraentes aos alunos, podendo ser utilizado como ferramenta complementar em sala de aula ou como ponto de partida para atividades, e/ou uma forma diferente de apresentar a temática de maneira envolvente e significativa articulando os conceitos do cotidiano ao conhecimento científico. Podendo ainda ser extrapolada as outras disciplinas e outros países.
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