Educação Interprofissional na área da saúde no ensino superior: uma revisão integrativa de literatura

Autores

  • Fabrícia Abelha Universidade Vale do Rio Doce
  • Leonardo Oliveira Leão e Silva
  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3842

Resumo

O presente artigo propõe verificar a produção acadêmica sobre a educação interprofissional na área da saúde, no ensino superior. Para tanto, constituiu-se de uma revisão bibliográfica integrativa, realizada a partir do portal de periódicos da CAPES e do SCIELO. Como marco teórico, adotamos autores que trazem os conceitos de interprofissionalidade e as potencialidades e dificuldades da formação interprofissional, que ao longo do texto se convertem em categorias de análise. O diálogo é incorporado aos textos da Constituição Federal de 1988, da Organização Mundial da Saúde e do Programa Nacional de Promoção da Saúde. Por conseguinte, a análise qualitativa dos resultados do processo de busca e seleção, após a leitura dos artigos, possibilitou categorizar o diálogo com o objetivo da pesquisa: interprofissionalidade/práticas colaborativas e potencialidades e dificuldades da formação interprofissional. Os resultados nos apontam para a viabilidade da efetivação da educação interprofissional, bem como a educação permanente de todos os atores envolvidos no processo.

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Publicado

16-05-2023

Edição

Seção

Artigos