O USO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE ESTUDANTES SURDOS

Authors

  • DILMA PEREIRA DOS SANTOS Prefeitura de Foz do Iguaçu
  • RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY UNOESTE/UEMS
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol UNINOVE
  • Sandra Fogaça Rosa Ribeiro UFMS

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3998

Abstract

This article is main objective was to analyze the applicability of digital information and communication technologies, especially the learning object (AO) HagáQuê, in the teaching of the Portuguese language with deaf students in the development of reading and writing. The research was of a qualitative nature and was carried out in a school located in Foz do Iguaçu (PR), with four deaf students from a fourth grade of elementary school. For data collection, observation and documentary collection from the students' textual production were used. As main results, it was understood that investing in the production of texts such as comic books with the use of technologies such as HagáQuê makes it possible to create opportunities for written production, in a playful and effective way, especially in the literacy of deaf students who have their own language.

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Author Biographies

DILMA PEREIRA DOS SANTOS, Prefeitura de Foz do Iguaçu

Mestre em Educação. Professora atuando na Educação Especial pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.Trabalhou Universidade Federal de Integração da América Latina na disciplina de Libras. Coordenadora pedagógica na escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial- Cristian Eduardo Hack Cardoso. Trabalhou como Interprete em Libras na faculdade Uniamérica-Centro Universitário união das Américas e PTI_UAB- Polo Tecnológico de Itaipú-Universidade Aberta do Brasil.

RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY, UNOESTE/UEMS

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista

Adriana Aparecida de Lima Terçariol , UNINOVE

Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente no Curso de Pedagogia e Programas de Pós-Graduação em Educação, vinculados à Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Integra a linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPECULT) e Linha de Pesquisa e de Intervenção e Gestão Educacional (LIPIGES). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias - GEPECeT (CNPq/UNOESTE/SP) e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital ? GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP). Editora do periódico Dialogia - uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho/UNINOVE/SP.

Sandra Fogaça Rosa Ribeiro, UFMS

Psicóloga, mestre em Saúde Coletiva (Unesp, 2006) e doutora Educação (Unicamp,2011). Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e do mestrado em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados. Já ministrou aulas para outros cursos, dentre eles, Pedagogia, Medicina. Enfermagem. Coordena o grupo de pesquisa "Saúde Mental, Trabalho e Gestão"/CNPq, com pesquisas financiadas pelo CNPq/PPSUS. Atua principalmente em Psicologia na interface entre Trabalho, Educação e Saúde

Published

2023-06-25