Educação ambiental na formação de pedagogos:
uma análise em instituições no Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4135Abstract
A Educação Ambiental (EA) corresponde a um processo que envolve o ser humano em diversas esferas, levando-o a refletir sobre seu papel no meio ambiente e a valorizar conhecimentos diversos na busca de soluções para problemas ambientais. Nessa perspectiva, há leis e diretrizes que indicam ações que contribuem para esse fim, como é o caso dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresentam orientações relacionadas ao estudo voltado ao meio ambiente já nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Porém, a literatura aponta a necessidade de formação continuada sobre esta temática para pedagogos, profissionais que atuam neste segmento de ensino. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo investigar como a Educação Ambiental contribui para a formação de futuros pedagogos em instituições do Estado do Maranhão. Baseando-se em aportes teóricos de Boer e Scriot e Oliveira, entre outros, buscou-se a possibilidade de verificar suas grades curriculares e a presença da disciplina de Educação Ambiental e suas respectivas cargas horárias. Para isso, foram realizadas pesquisas exploratória, bibliográfica e quantitativa. Das 10 universidades analisadas, apenas quatro apresentam a disciplina EA em seu currículo, o que pode representar uma lacuna na formação dos futuros professores, que desenpenham um papel fundamental na discussão e na construção de de conhecimentos. Além disso, colabora para que o debate das questões ambientais no âmbito da educacional seja realizado apenas de forma tangencial.