Adesão às atividades remotas de estágio na formação de professores de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4420

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a adesão dos licenciandos de Educação Física às atividades remotas dos componentes curriculares de Estágio obrigatório durante a pandemia da Covid-19 em uma universidade pública do interior do Ceará. É do tipo descritivo, transversal e de enfoque misto. Participaram 62 (23,44 ± 2,10 anos de idade) estudantes, os quais responderam um questionário semiestruturado online através da plataforma Google Forms, constando de 12 perguntas (abertas e fechadas). Os dados numéricos foram analisados via Software Statistical Package For The Social Sciences (SPSS) versão 22.0, sendo apresentados em forma de tabela descritiva, e os textuais expostos após análise composta de três etapas: i) Ordenação dos dados; ii) Classificação dos dados e iii) Análise final. Entre as evidências no que se refere aos aspectos (de)motivacionais para realização das atividades pedagógicas do Estágio, constatamos algumas dificuldades, por exemplo, os fatores socioeconômicos, a escassez de materiais didático-pedagógicos e o pouco diálogo com o professor orientador. Este e os demais achados da pesquisa podem contribuir para o aprimoramento da formação e atuação de professores, inclusive no período pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Educação Física e Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq).

Lucas Souza Silva, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri – Unidade Descentralizada de Iguatu (URCA/UDI). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

11-05-2023

Edição

Seção

Artigos