COMPETÊNCIAS ÉTICO-POLÍTICAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4699

Abstract

This study aimed to characterize the profile of scientific production on ethical-political skills that must be specialized in nursing graduation for the professional practice of nurses. This was a bibliometric review of the literature, carried out in the following databases: BDENF, CINAHL, LILACS, SciELO and Scopus; studies published between 2018 and 2022 were recruited, in Portuguese, English and Spanish. 21 articles were selected and the main ethical-political competencies mentioned were morals and ethics. Research has shown that this theme is not consistently highlighted during graduation and studies present other professional competencies in nurses' work, such as clinical competencies. Therefore, it is essential that training centers pay attention to the need to develop ethical-political skills during academic training, based on ethical principles and values. Such skills are essential for successful healthcare assistance, as well as for improving interpersonal relationships at work.

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Author Biographies

Giovanna Angelotti de Almeida, Universidade de São Paulo

Graduanda no curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2020-2023). 

Carolina Cassiano, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (EE/EERP-USP). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2021). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFTM (2022); Especialização em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Futura (2022). Atualmente é Representante Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE/EERP-USP. Integrante do Grupo de Pesquisa: "Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais" - Universidade de São Paulo (USP). Linhas de Pesquisa: Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Estudantes Universitários e de Pós-Graduação.

Laura Andrian Leal, Universidade de São Paulo

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2015). Doutora pelo programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Mestre em ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Auditoria em saúde (Instituo Passo 1), Mba em Gestão em Saúde (USP) e em Gestão Pública pela Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolveu atividades laborais como enfermeira assistencial e como Enfermeira Gestora do Grupo São Francisco. Fui Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas disciplinas de Gerenciamento em Enfermagem e Saúde do Adulto. Atualmente sou docente do Centro Universitário Municipal de Franca -Facef, atuando nas disciplinas de rede de urgencia, gestão e clínica. Desenvolve pesquisas na área de Gestão de pessoas em Enfermagem, Competências profissionais e produções científicas relacionadas à Dinâmica da Organização dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem" e do "Laboratório de Pesquisas em Gestão de pessoas e competências profissionais" da USP e Gestão, Formação, Saúde e Trabalho - GFST, do(a) Universidade Federal de São Carlos.

Silvia Helena Henriques, Universidade de São Paulo

Graduada em Enfermagem (1993) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestra em Enfermagem (2002) e Doutora (2006) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EERP-USP. Professora Associada pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da EERP-USP, em 24 de outubro de 2017. Atualmente é Presidente do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EE/EERP-USP). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (FMRP-USP), Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da EERP-USP. Líder de Grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais; Membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (NUESAT) e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem, vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional - Red ENSO - Brasil. Parecerista Ad hoc de periódicos internacionais como: Journal of Nursing Management e International Journal of Nursing Practice. Tem experiência profissional na área de Enfermagem (Assistência, Gerenciamento e Docência). Sua produção científica está relacionada às linhas de pesquisas: (a) Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem; (b) Competências Profissionais; (c) Saúde do Trabalhador.

Published

2023-11-29