Inovação pedagógica na abordagem teórico-metodológica da temática Ecologia Médica no currículo do curso de graduação em medicina
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-653Abstract
Este artigo relata a adoção de inovação pedagógica na abordagem teórico-metodológica da temática Ecologia Médica no curso de graduação em medicina da Universidade Severino Sombra (USS) por meio do conteúdo programático da disciplina Sistema de Integração Curricular e Comunitária I, descrevendo suas contribuições para a formação de médicos com visão ampliada de saúde, conscientes da interface entre a saúde e o meio ambiente.
Downloads
Download data is not yet available.
References
-ALMEIDA, C. Entenda o que significa ecologia médica. Disponível em < http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/09/10/entenda-o-que-significa-ecologia-medica.htm>. Acesso em 14/04/2014.
-GANDOLFO, E.S.; UYSSÉA, M.A.; SILVA, S.D.M.; LACERDA, V.D.; HAMAZAKI, N. A etnobiologia como zona de convergência entre ensino, pesquisa e extensão. In: GUIMARÃES, L.B.; KRELLING, A.G.; BARCELOS, V. (org). Tecendo a educação ambiental na arena cultural. p. 139-158. Petrópolis: DP et Alii, 2010.
-IANNI, A.M.Z.; QUITÉRIO, L.A.D. A questão ambiental urbana no Programa Saúde da Família: avaliação da estratégia ambiental numa política pública de saúde. Ambiente & Sociedade, v. IX, n.1, p.169-180 jan./jun., 2006.
-LOBO, F. Ecologia Médica, Ortomolecular e Mineralograma. O que é Ecologia Médica. Disponível em < http://www.ecologiamedica.net/2011/10/ecologia-medica-ortomolecular-e.html>. Acesso em 01/03/2014.
-MANUCCI, M. Sociedade sustentável. In: HAMMES, U.S. Proposta metodológica de macroeducação. 2.ed. p 25-28, São Paulo: Globo, 2004.
-MORIN, E. Complexidade e ética na solidariedade. In: CASTRO, G.; CARVALHO, E.A.; ALMEIDA, M.C. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997. p. 15-24.
-PADILHA, R.Q. Muito além da importação de médicos. Jornal O Globo. 18/04/2014. p. 17.
-PELICIONI, M.C.F. Promoção da saúde e meio ambiente: uma trajetória técnico-política. In: PHILIPPI JUNIOR, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. p. 413-420. Barueri: Manole; 2005. (Coleção ambiental, n.3).
-PENNA, C.G. O Estado do Planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.
-PEREIRA, C.A.R.; MELO, J.V., FERNANDES, A.L.T. A educação ambiental como estratégia da Atenção Primária à Saúde. Rev Bras med fam comunidade, v.3,n.7, p. 108-116, 2012.
-PONTES, A.L.; REGO, S.; SILVA JUNIOR, A.G.S. Saber e prática docente na transformação do ensino médico. Rev Bras Educ Méd., v.2, n.30, p. 66-75, 2006.
-SENA, J.; CEZAR-VAZ, M.R.; BONOW C.A.; FIGUEIREDO, P.P.; COSTA, V.Z. Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro. Texto Contexto Enferm, v.3, n. 19, p. 570-7, jul./set., 2010.
-SILVA, M.B.C.; SOARES, R.A.R. Ensino de meio ambiente: uma questão de contextualização? Revista Praxis. Ano IV, n.7, jan. 2012, p.55-59.
-SOUZA, M.C.A. de.; MENDONÇA, M.A.; COSTA, E.M.A.; GONÇALVES, S.J.C.; TEIXEIRA, J.C.D.; ALMEIDA JÚNIOR, E.H.R.; CÔRTES JÚNIOR, J.C.S. O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS! Rev Bras Educ Méd (no prelo). Disponível em < http://www.educacaomedica.org.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=2251&var=1>. Acesso em 13/04/2014.
-GANDOLFO, E.S.; UYSSÉA, M.A.; SILVA, S.D.M.; LACERDA, V.D.; HAMAZAKI, N. A etnobiologia como zona de convergência entre ensino, pesquisa e extensão. In: GUIMARÃES, L.B.; KRELLING, A.G.; BARCELOS, V. (org). Tecendo a educação ambiental na arena cultural. p. 139-158. Petrópolis: DP et Alii, 2010.
-IANNI, A.M.Z.; QUITÉRIO, L.A.D. A questão ambiental urbana no Programa Saúde da Família: avaliação da estratégia ambiental numa política pública de saúde. Ambiente & Sociedade, v. IX, n.1, p.169-180 jan./jun., 2006.
-LOBO, F. Ecologia Médica, Ortomolecular e Mineralograma. O que é Ecologia Médica. Disponível em < http://www.ecologiamedica.net/2011/10/ecologia-medica-ortomolecular-e.html>. Acesso em 01/03/2014.
-MANUCCI, M. Sociedade sustentável. In: HAMMES, U.S. Proposta metodológica de macroeducação. 2.ed. p 25-28, São Paulo: Globo, 2004.
-MORIN, E. Complexidade e ética na solidariedade. In: CASTRO, G.; CARVALHO, E.A.; ALMEIDA, M.C. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997. p. 15-24.
-PADILHA, R.Q. Muito além da importação de médicos. Jornal O Globo. 18/04/2014. p. 17.
-PELICIONI, M.C.F. Promoção da saúde e meio ambiente: uma trajetória técnico-política. In: PHILIPPI JUNIOR, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. p. 413-420. Barueri: Manole; 2005. (Coleção ambiental, n.3).
-PENNA, C.G. O Estado do Planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.
-PEREIRA, C.A.R.; MELO, J.V., FERNANDES, A.L.T. A educação ambiental como estratégia da Atenção Primária à Saúde. Rev Bras med fam comunidade, v.3,n.7, p. 108-116, 2012.
-PONTES, A.L.; REGO, S.; SILVA JUNIOR, A.G.S. Saber e prática docente na transformação do ensino médico. Rev Bras Educ Méd., v.2, n.30, p. 66-75, 2006.
-SENA, J.; CEZAR-VAZ, M.R.; BONOW C.A.; FIGUEIREDO, P.P.; COSTA, V.Z. Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro. Texto Contexto Enferm, v.3, n. 19, p. 570-7, jul./set., 2010.
-SILVA, M.B.C.; SOARES, R.A.R. Ensino de meio ambiente: uma questão de contextualização? Revista Praxis. Ano IV, n.7, jan. 2012, p.55-59.
-SOUZA, M.C.A. de.; MENDONÇA, M.A.; COSTA, E.M.A.; GONÇALVES, S.J.C.; TEIXEIRA, J.C.D.; ALMEIDA JÚNIOR, E.H.R.; CÔRTES JÚNIOR, J.C.S. O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS! Rev Bras Educ Méd (no prelo). Disponível em < http://www.educacaomedica.org.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=2251&var=1>. Acesso em 13/04/2014.