Inovação pedagógica na abordagem teórico-metodológica da temática Ecologia Médica no currículo do curso de graduação em medicina

Authors

  • Maria Cristina Almeida de Souza Universidade Severino Sombra (USS)
  • Marcos Antônio Mendonça Universidade Severino Sombra (USS)
  • Elisa Maria Amorim da Costa Universidade Severino Sombra (USS)
  • José Carlos Dantas Teixeira Universidade Severino Sombra (USS)
  • João Carlos de Souza Côrtes Júnior Universidade Severino Sombra (USS)
  • Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves Universidade Severino Sombra
  • Eduardo Herrera Rodrigues Almeida Júnior Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-653

Abstract

Este artigo relata a adoção de inovação pedagógica na abordagem teórico-metodológica da temática Ecologia Médica no curso de graduação em medicina da Universidade Severino Sombra (USS) por meio do conteúdo programático da disciplina Sistema de Integração Curricular e Comunitária I, descrevendo suas contribuições para a formação de médicos com visão ampliada de saúde, conscientes da interface entre a saúde e o meio ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Cristina Almeida de Souza, Universidade Severino Sombra (USS)

Doutora. Mestre. Especialista em Saúde Coletiva. Docente do Curso de Medicina da USS.

Marcos Antônio Mendonça, Universidade Severino Sombra (USS)

Mestre. Docente do Curso de Medicina da USS.

Elisa Maria Amorim da Costa, Universidade Severino Sombra (USS)

Mestre. Docente do Curso de Medicina da USS.

José Carlos Dantas Teixeira, Universidade Severino Sombra (USS)

Especialista. Docente do Curso de Medicina da USS.

João Carlos de Souza Côrtes Júnior, Universidade Severino Sombra (USS)

Doutor. Docente do Curso de Medicina da USS.

Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves, Universidade Severino Sombra

Mestre. Docente do Curso de Medicina da USS.

Eduardo Herrera Rodrigues Almeida Júnior, Universidade Severino Sombra

Especialista. Docente do Curso de Medicina da USS.

References

-ALMEIDA, C. Entenda o que significa ecologia médica. Disponível em < http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/09/10/entenda-o-que-significa-ecologia-medica.htm>. Acesso em 14/04/2014.
-GANDOLFO, E.S.; UYSSÉA, M.A.; SILVA, S.D.M.; LACERDA, V.D.; HAMAZAKI, N. A etnobiologia como zona de convergência entre ensino, pesquisa e extensão. In: GUIMARÃES, L.B.; KRELLING, A.G.; BARCELOS, V. (org). Tecendo a educação ambiental na arena cultural. p. 139-158. Petrópolis: DP et Alii, 2010.
-IANNI, A.M.Z.; QUITÉRIO, L.A.D. A questão ambiental urbana no Programa Saúde da Família: avaliação da estratégia ambiental numa política pública de saúde. Ambiente & Sociedade, v. IX, n.1, p.169-180 jan./jun., 2006.
-LOBO, F. Ecologia Médica, Ortomolecular e Mineralograma. O que é Ecologia Médica. Disponível em < http://www.ecologiamedica.net/2011/10/ecologia-medica-ortomolecular-e.html>. Acesso em 01/03/2014.
-MANUCCI, M. Sociedade sustentável. In: HAMMES, U.S. Proposta metodológica de macroeducação. 2.ed. p 25-28, São Paulo: Globo, 2004.
-MORIN, E. Complexidade e ética na solidariedade. In: CASTRO, G.; CARVALHO, E.A.; ALMEIDA, M.C. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997. p. 15-24.
-PADILHA, R.Q. Muito além da importação de médicos. Jornal O Globo. 18/04/2014. p. 17.
-PELICIONI, M.C.F. Promoção da saúde e meio ambiente: uma trajetória técnico-política. In: PHILIPPI JUNIOR, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. p. 413-420. Barueri: Manole; 2005. (Coleção ambiental, n.3).
-PENNA, C.G. O Estado do Planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.
-PEREIRA, C.A.R.; MELO, J.V., FERNANDES, A.L.T. A educação ambiental como estratégia da Atenção Primária à Saúde. Rev Bras med fam comunidade, v.3,n.7, p. 108-116, 2012.
-PONTES, A.L.; REGO, S.; SILVA JUNIOR, A.G.S. Saber e prática docente na transformação do ensino médico. Rev Bras Educ Méd., v.2, n.30, p. 66-75, 2006.
-SENA, J.; CEZAR-VAZ, M.R.; BONOW C.A.; FIGUEIREDO, P.P.; COSTA, V.Z. Uma prática pedagógica através das racionalidades socioambientais: um ensaio teórico da formação do enfermeiro. Texto Contexto Enferm, v.3, n. 19, p. 570-7, jul./set., 2010.
-SILVA, M.B.C.; SOARES, R.A.R. Ensino de meio ambiente: uma questão de contextualização? Revista Praxis. Ano IV, n.7, jan. 2012, p.55-59.
-SOUZA, M.C.A. de.; MENDONÇA, M.A.; COSTA, E.M.A.; GONÇALVES, S.J.C.; TEIXEIRA, J.C.D.; ALMEIDA JÚNIOR, E.H.R.; CÔRTES JÚNIOR, J.C.S. O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS! Rev Bras Educ Méd (no prelo). Disponível em < http://www.educacaomedica.org.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=2251&var=1>. Acesso em 13/04/2014.

Published

2014-12-05

Issue

Section

Artigos