A Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem: Contribuições das atividades sobre energia elétrica
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-697Abstract
Este artigo objetiva analisar as contribuições que a Modelagem Matemática pode proporcionar como estratégia de ensino e aprendizagem nas atividades de energia elétrica aos alunos de duas turmas do 1º ano de Ensino Médio de Física. Ela foi aplicada em dois colégios públicos do município de Cambará pela Secretaria da Educação do Paraná – SEED, em que se desenvolveram várias atividades de Modelagem com os participantes objetivando analisar o consumo de energia elétrica dos principais equipamentos eletroeletrônicos utilizados nas residências, o custo mensal de energia e a redução do consumo de energia elétrica residencial. Isso foi desenvolvido à luz da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que a coleta de dados se deu por meio da observação, intervenção no trabalho, questionário pós-teste e análise dos dados obtidos na Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL[1] e na aplicação da proposta da Modelagem. Logo, infere-se que as atividades desenvolvidas foram eficientes aos alunos, pois eles obtiveram contribuições ao reconhecerem e compreenderem a importância da utilização racional da energia elétrica e também de seu uso consciente, uma vez que os favorece, suas famílias, a economia, o meio social e ambiental, as futuras gerações e os recursos sustentáveis e naturais.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Energia Elétrica; Ensino e Aprendizagem.
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