Uma Experiência Pioneira em Ensino de Ciências da Saúde via Internet na Marinha do Brasil

Autores

  • Raul Luiz de Souza Cavalcanti Laboratório de Comunicação Celular - Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ; Autor Correspondente: Laboratório de Comunicação Celular e Pós-graduação de Ensino de Biociências e Saúde Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Av. Brasil, 4365 – Manguinhos - CEP. 21045-900 Rio de Janeiro, Brasil - FAX: (55) (21) 2280-1589 e-mail – prof.raul.cavalcanti@gmail.com
  • Renato Matos Lopes Laboratório de Comunicação Celular - Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ; Autor Correspondente: Laboratório de Comunicação Celular e Pós-graduação de Ensino de Biociências e Saúde Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Av. Brasil, 4365 – Manguinhos - CEP. 21045-900 Rio de Janeiro, Brasil - FAX: (55) (21) 2280-1589 e-mail – prof.raul.cavalcanti@gmail.com
  • Thaís Faggioni Laboratório de Comunicação Celular - Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ; Autor Correspondente: Laboratório de Comunicação Celular e Pós-graduação de Ensino de Biociências e Saúde Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Av. Brasil, 4365 – Manguinhos - CEP. 21045-900 Rio de Janeiro, Brasil - FAX: (55) (21) 2280-1589 e-mail – prof.raul.cavalcanti@gmail.com
  • Luiz Anastácio Alves Laboratório de Comunicação Celular - Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ; Autor Correspondente: Laboratório de Comunicação Celular e Pós-graduação de Ensino de Biociências e Saúde Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Av. Brasil, 4365 – Manguinhos - CEP. 21045-900 Rio de Janeiro, Brasil - FAX: (55) (21) 2280-1589 e-mail – prof.raul.cavalcanti@gmail.com
  • Luiza Rodrigues de Oliveira Psicóloga, Doutora em Educação, Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Ciências e em Psicologia da UFF.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.707

Resumo

RESUMO

O presente artigo apresenta a estrutura e avalia um curso de Suporte Básico de Vida de ensino a distância, desenvolvido pela Escola de Saúde do Hospital Naval Marcílio Dias da  Marinha do Brasil. Através da técnica da análise do discurso, cinco Sargentos Enfermeiros,  profissionais de enfermagem de nível médio, que participaram do curso foram escolhidos aleatoriamente para responder entrevistas semiestruturadas para obter informações acerca da percepção deles sobre o curso, assim como o mesmo influenciou a prática  desses profissionais de Saúde. Nesta etapa, foram utilizados  a análise de discurso para interpretação de dados, onde verificou-se que a utilização de recursos tecnológicos por meio da rede mundial de computadores, veio facilitar o acesso ao conhecimento desses militares, principalmente,  dos que se encontram distantes de pólos educacionais presenciais. O Curso “Suporte Básico de Vida à Distância”, via web, é pioneiro nas Forças Armadas nesta modalidade, atendendo não só aos militares locais, como também àqueles lotados em unidades de outros estados. A importância desse curso  se deve por ser  utilizado até os dias atuais,  com a intenção em manter profissionais militares preparados para atuação em situações que exijam conhecimento sobre o atendimento às vítimas com risco de vida, operando em missões que envolvam situações de emergência e  exijam padrões internacionais de atendimento a essas vítimas.

Palavras-chave: Ensino à Distância. Internet na Educação. Educação.

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Publicado

01-08-2017

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Artigos