Da Luz à Mesa: O Ano Internacional da Agricultura Familiar na Escola
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-7-14-728Abstract
A Agricultura Familiar é responsável por 70% dos produtos agropecuários que abastecem a mesa do brasileiro. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a agricultura familiar e de pequena escala estão vinculados à segurança alimentar mundial, preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para a qualidade da alimentação, proteção da agrobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Assim, dada a sua relevância, foi estabelecido 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Reconhecendo este impacto, o presente trabalho é uma descrição de uma estratégia de valorização da Agricultura Familiar na escola, por meio da Metodologia de Projeto, desenvolvido interdisciplinarmente, numa perspectiva dialógica, com promoção da aprendizagem por meio da interação social. Como resultados, foram observados o envolvimento progressivo do aluno durante o percurso do projeto, com o desenvolvimento tanto cognitivo e social.
Downloads
References
INEP. Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de competências. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/encceja/matriz-de-competencias>. Acesso em: 05 set. 2015.
FAO. 2014: Ano Internacional da Agricultura Familiar. Disponível em: < http://www.fao.org/family-farming-2014/pt/ >. Acesso em: 05 set. 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática docente. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GUILHOTO, J. J. M.; ICHIARA, S. M.; SILVEIRA, F. G.; DINIZ, B. P. C.; AZZONI, C. R.; MOREIRA, G. R.C. A importância da agricultura familiar no Brasil e em seus estados, 2007. Disponível:<https://www.researchgate.net/publication/4731981>. Acesso em: 02 set. 2015.
MATAVEL, A. A. A influência das concepções alternativas na Aprendizagem de Mecânica: O caso da Escola Secundária Joaquim Chissano. 2010. 60f. Monografia - Departamento de Física, Universidade Pedagógica, Xai-Xai, Moçambique, 2010. Disponível em: <https://www.academia.edu/10863812>. Acesso em: 08 set. 2015.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. revista. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SPAROVEK, G.; FREITAS, F. L. M; MAULE, R. F. e MARTINS, S. P. Análise territorial e políticas para o desenvolvimento agrário. Brasília : Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2013. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/pageflip-4204229-487363-lt_Anlise_territorial_e_-5306656.pdf > Acesso em: 05 set. 2015.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Michael Cole et al (orgs.); tradução de José Cipollo Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.