TESOUROS DA NATUREZA: ATIVIDADE LÚDICA EM AMBIENTE NATURAL

Authors

  • Raquel Lacerda Clemente Pereira
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.792

Abstract

O conceito de sustentabilidade, ou aproveitamento inteligente dos recursos sem comprometimento dos mesmos para as gerações vindouras, precisa ser trabalhado em todos os níveis do ensino, conforme a Lei nº 9.795, de 28 de abril de 1999. Acredita-se que uma pedagogia adequada, de abordagem multidisciplinar, baseada na experiência e na participação, deverá desenvolver o respeito pela natureza, construindo uma educação voltada para uma vida sustentável. O presente artigo parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado e apresenta uma proposta de atividade lúdica sensório-perceptiva, desenvolvida em ambiente natural com alunos do primeiro ano do ensino fundamental com atividades planejadas visando a potencialização dos sentidos da visão, tato, audição e olfato. Como resultado, foi observada a sintonia criada entre os alunos que participaram dessa atividade lúdica e a natureza, quando todos se mostraram receptivos às atividades propostas, o que indica estarem mergulhados em profundo sentimento de pertencimento ao ambiente natural.

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Raquel Lacerda Clemente Pereira

Maria da Conceição Vinciprova Fonseca, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

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Published

2016-12-04