TESOUROS DA NATUREZA: ATIVIDADE LÚDICA EM AMBIENTE NATURAL

Autores/as

  • Raquel Lacerda Clemente Pereira
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.792

Resumen

O conceito de sustentabilidade, ou aproveitamento inteligente dos recursos sem comprometimento dos mesmos para as gerações vindouras, precisa ser trabalhado em todos os níveis do ensino, conforme a Lei nº 9.795, de 28 de abril de 1999. Acredita-se que uma pedagogia adequada, de abordagem multidisciplinar, baseada na experiência e na participação, deverá desenvolver o respeito pela natureza, construindo uma educação voltada para uma vida sustentável. O presente artigo parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado e apresenta uma proposta de atividade lúdica sensório-perceptiva, desenvolvida em ambiente natural com alunos do primeiro ano do ensino fundamental com atividades planejadas visando a potencialização dos sentidos da visão, tato, audição e olfato. Como resultado, foi observada a sintonia criada entre os alunos que participaram dessa atividade lúdica e a natureza, quando todos se mostraram receptivos às atividades propostas, o que indica estarem mergulhados em profundo sentimento de pertencimento ao ambiente natural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Lacerda Clemente Pereira

Maria da Conceição Vinciprova Fonseca, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Citas

BRASIL. Lei nº 9.795, de 28 de abril de 1999. Estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Seção 1, p.1.

CORNELL, J. Vivências com a natureza. São Paulo: Aquariana, 2008.

ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Educar. Curitiba, Editora da UFPR, n. 16, p. 181-191, 2000.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Ed. Cortez, 2002.

JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n.118, março/ 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf - Acesso em 10 jan. 2015.

KISHIMOTO, T. M.Jogo, brinquedo e educação. São Paulo: Ed. Cortez, 1999.

NEIMAN, Z. A Educação Ambiental através do contato dirigido com a natureza. 2007. 138f. Tese de doutorado - Psicologia Experimental, USP, São Paulo, 2007.

PEREIRA, R. L. C. Meio ambiente, a escola e a criança: estreitando laços. 2016. 68f. Dissertação de mestrado – Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, UniFoa, Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2016.

SARAMAGO, J. de. A maior Flor do Mundo. 1ed. São Paulo: Cia. Das Letrinhas, 2001.

TRISTÃO, M. Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e o coletivo, o pensado e o vivido.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 251-264, maio/ago 2005.

Publicado

2016-12-04