Os livros didáticos “Bio”: uma análise temporal do tema “Histologia”

Autores/as

  • Milene Soares Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Francele de Abreu Carlan Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.1335

Palabras clave:

Ensino de Biologia, Programa Nacional do Livro Didático, Ensino Médio, Contextualização, Aprendizagem.

Resumen

É sabido que, ao longo dos anos, o livro didático se tornou uma ferramenta muito utilizada no cotidiano escolar, de modo que seu impacto na escolarização é inquestionável. Com base nisso, o que motivou este estudo foi o fato dos livros didáticos “Bio” de autoria de Sônia Lopes e Sérgio Rosso serem amplamente utilizados na disciplina de Biologia do Ensino Médio do município de Pelotas. Neste trabalho o objetivo foi analisar, o percurso que o tema “Histologia”, assumiu na coleção “Bio” ao longo do tempo. Concluímos que embora o conteúdo permaneça o mesmo ao longo dos últimos 16 anos, há uma modificação na abordagem de tais conceitos, tendendo a maior contextualização, investigação e posicionamento do estudante como sujeito ativo, que interage com o objeto de aprendizagem. Vale ressaltar que apesar do livro didático ser um material de apoio importante para os professores, este não deve ser utilizado como recurso único em sala de aula. É crucial que o professor respeite e utilize sua autonomia e criatividade em sua prática pedagógica.

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Publicado

2018-12-04

Número

Sección

Artigos