Um encontro entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental, ambas críticas: um estudo teórico com a perspectiva da prática
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.2563Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Morro da Urca, Ensino de CiênciasResumen
Este artigo encontra-se na interseção de duas pesquisas de mestrado já realizadas, uma sobre Educação Ambiental Crítica e outra sobre Educação Matemática Crítica. É um estudo de revisão que parte da ideia de interdisciplinaridade para propor uma prática pedagógica a partir de uma abordagem crítica. Apresenta-se uma proposta de visita ao Morro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de interagir em um ambiente natural e integrar os conhecimentos desenvolvidos tanto nas aulas de Matemática como nas de Biologia para favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a interdisciplinaridade entre as duas áreas é pertinente e relevante para compreender e agir na sociedade atual, podendo o docente ser um mediador o e propor situações problemas a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática e Biologia.
Descargas
Citas
BOMFIM, A. M. do. O (sub) desenvolvimento insustentável: a questão ambiental nos países periféricos latino-americanos. Revista Trabalho Necessário. Ano 8, nº 10, p. 1-18, 2010.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, nº 2, p. 177-229, 1990.
FAZENDA, Ivani (Org). Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FRANCO, C.; SZTAJN, P. Educação em Ciências e Matemática: identidade e implicações para políticas de formação continuada de professores. In.: MORREIRA, A. F. (org.) Currículo: políticas e práticas. 13º Ed. 4º Reimp. Campinas: Papirus, 2014, p. 115-130.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Editora Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21ª Edição. São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Conscientização – Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª Edição. São Paulo. Centauro, 2006.
GIROUX, H. A. Os professores como Intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GUIMARÃES, M. Armadilha Paradigmática na educação ambiental. In LOUREIRO, C.F.; LAYRARGUES, Ph. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.) Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 15-29.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. in.: LAYRARGUES, Ph. P. (coord). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Edições MMA, 2004, pág. 25 - 34.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de ciências. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
LAYRARGUES, Ph. P. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In LOUREIRO, C.F.; LAYRARGUES, Ph. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.) Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 72 – 103.
LOUREIRO, C. F. Problematizando conceitos: Contribuição à práxis em educação ambiental. In LOUREIRO, C.F.; LAYRARGUES, Ph. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.) Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 104 – 161.
LOUREIRO, C. F. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PAVIANI, J. Disciplinaridade e interdisciplinaridade. In Seminário Internacional Interdisciplinaridade, Humanismo. Universidade. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 a 14 de novembro. Porto: Campo das Letras, 2003.
POZO, J. I; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª Ed. Porto Alegre: Artimed, 2009. 296 p.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SKOVSMOSE, O. Educação Crítica - Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2008.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica – A Questão da Democracia. Campinas: Papirus, 2001.
SKOVSMOSE, O. Mathematical Agency and Social Theorising. Roskilde: Centre for Research in Learning Mathematics, Royal Danish School of Educational Studies, 1999.
VEIGA-NETO. Currículo e Interdisciplinaridade. In.: MOREIRA, A. F. (org.) Currículo. São Paulo: Papirus, 1995, p. 59-102.
WILLIAMS, R. Ideias sobre a natureza. In: Cultura e Materialismo. [Trad. André Glaset.] São Paulo: UNESP, 2011.