Um encontro entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental, ambas críticas: um estudo teórico com a perspectiva da prática

Autores/as

  • Patrícia Maria Perreira do Nascimento PROPEC-IFRJ / SENAC RJ
  • Andrea Cristina Costa de Freitas Mestre em Ensino de Ciências (PROPEC-MP-IFRJ/Nilópolis); SEEDUC-RJ; PMNI-RJ.
  • Alexandre Maia do Bomfim IFRJ/Nilópolis

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.2563

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Morro da Urca, Ensino de Ciências

Resumen

Este artigo encontra-se na interseção de duas pesquisas de mestrado já realizadas, uma sobre Educação Ambiental Crítica e outra sobre Educação Matemática Crítica. É um estudo de revisão que parte da ideia de interdisciplinaridade para propor uma prática pedagógica a partir de uma abordagem crítica. Apresenta-se uma proposta de visita ao Morro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de interagir em um ambiente natural e integrar os conhecimentos desenvolvidos tanto nas aulas de Matemática como nas de Biologia para favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a interdisciplinaridade entre as duas áreas é pertinente e relevante para compreender e agir na sociedade atual, podendo o docente ser um mediador o e propor situações problemas a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática e Biologia.

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Biografía del autor/a

Patrícia Maria Perreira do Nascimento, PROPEC-IFRJ / SENAC RJ

Mestra em Ensino de Ciências (PROPEC-MP-IFRJ/Nilópolis). Especilista em Gestão Ambiental (FTC-BA) e em Gestão de Sistemas Integrados em QSMSRS (AVM-RJ). Graduada em Ciências Biológicas (UNIGRANRIO-RJ). Docente do curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac-RJ

Andrea Cristina Costa de Freitas, Mestre em Ensino de Ciências (PROPEC-MP-IFRJ/Nilópolis); SEEDUC-RJ; PMNI-RJ.

Mestre em Ensino de Ciências. Graduada em Matemática. Professor da Rede Estadual de Ensino.

Alexandre Maia do Bomfim, IFRJ/Nilópolis

Doutor em Educação (PUC-RJ). Professor do PROPEC-MP-IFRJ/RJ

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Publicado

2023-04-17