Reconhecendo processos simbólicos no ensino de enfermagem por meio de estudos em Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.3063

Palavras-chave:

Palavras-chave, Enfermagem. Saúde. Educação Científica.

Resumo

Um dos pilares do curso de eenfermagem é o cuidar do ser humano, o que independe dos critérios subjetivos sociais. Todos tem o direito e merecem cuidao iagualitário. Por isso, este trabalho buscou reconhecer na humanidade de futuros enfermeiros Representaoes Sociais sobre a doença síflis, construída histórica e socialmente sobre signos de cunho moral e excludente. Com vistas a propor ação/reflexão em processos formativos de superacao desses valores simbólicos. Assim, o pecurso metodológico seguiu-se por aplicar questinarios de invetigacao de perfil de grupo e semiprojetivo sobre o tema síflis. Os dados foram tratados por meio do softwe IRAMUTEQ, bem como por meio da Análise Textual Discursiva, o que culminou no seguinte resultado: os estudantes demonstram que as ideias consensuais se organizam sob dois eixos, o informacional, indicando o que os sujeitos sabiam a respeito da sífilis e eixo representacional, indicando sentidos valorativos e estigmatizados.

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Publicado

18-12-2021

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Artigos