IMPRESSÃO DE MODELOS TRIDIMENSINAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • INGRID RIBEIRO SOARES DA MATA Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília
  • JOÃO GABRIEL OLIVEIRA DE SOUZA Faculdade de Medicina. Universidade de Brasília
  • MAX MEDEIROS MENDONÇA E CARVALHO Faculdade de Medicina. Universidade de Brasília
  • HUDSON FERNANDO NUNES MOURA Laboratório de Anatomia Digital, Área de Morfologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília.
  • JOSÉ EDUARDO BARONEZA Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO-UnB). Área de Morfologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3570

Palabras clave:

Impressora 3D, manufatura aditiva, ensino de ciências.

Resumen

Frente a um contexto de muitos desafios na educação pública brasileira, novos métodos para aprimorá-la estão cada vez mais em voga. No contexto do ensino público fundamental e médio, motivar os alunos e oferecer meios que facilitem a compreensão e a aplicação dos conteúdos abordados é desafiador, sobretudo num cenário onde as aulas expositivas são hegemônicas e o investimento é baixo. O trabalho apresentado relata uma experiência de oficina para professores do ensino médio, onde foi discutido e aplicado o uso da tecnologia de manufatura aditiva na produção de modelos tridimensionais para o ensino de ciências. Tal oficina serviu como excelente momento de discussão e reflexão quanto aos desafios e benefícios de aplicar propostas inovadoras no ensino de ciências, e também de como a impressão 3D oferece uma ferramenta notável.

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Biografía del autor/a

INGRID RIBEIRO SOARES DA MATA, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília

Graduanda de Medicina. Universidade de Brasília

JOÃO GABRIEL OLIVEIRA DE SOUZA, Faculdade de Medicina. Universidade de Brasília

Graduando de Medicina. Universidade de Brasília

MAX MEDEIROS MENDONÇA E CARVALHO, Faculdade de Medicina. Universidade de Brasília

Graduando de Medicina. Universidade de Brasília.

HUDSON FERNANDO NUNES MOURA, Laboratório de Anatomia Digital, Área de Morfologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília.

Biólogo, Mestre em Bioquímica e Doutor em Ciências Biológicas/ Biologia Molecular. Professor adjunto de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

JOSÉ EDUARDO BARONEZA, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO-UnB). Área de Morfologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília

Biomédico, Mestre e Doutor em Biologia Celular e Molecular. Professor de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Orientador pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO-UnB)

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Publicado

2022-11-14