Elaboração e Validação de um instrumento:

acesso à assistência odontológica a gestantes na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3973

Resumo

A consulta odontológica no pré-natal é uma ação integrante do trabalho das equipes de saúde do Sistema Único de Saúde. Então, com a instituição do Programa Meu Bem Querer, tornou-se possível disponibilizar à todas as gestantes acesso a consultas odontológicas ao iniciarem o pré-natal. No transcorrer da implantação desse programa até os dias atuais, tem-se identificado ausências de gestantes nestas consultas. O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um instrumento para identificar as dificuldades de acesso à assistência odontológica pelas gestantes na Atenção Primária à Saúde no município de Ribeirão Preto/SP. Trata-se de um estudo de validação de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa. Para isso, elaborou-se um questionário com doze perguntas, que foi validado por doze juízes cirurgiões-dentistas doutores. Todas as questões passaram por análise nos quesitos relevância, clareza, pertinência e formato, e como resultado geral, obteve-se um Índice de Validade de Conteúdo de 98,11% de concordância entre os juízes. Esse instrumento constitui-se em um recurso importante para identificar as dificuldades de acesso ao acompanhamento odontológico, e possibilita subsidiar estratégias de gestão e de assistência na perspectiva de ampliar o acesso das gestantes na atenção odontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Caixe Soares de Oliveira, EERP/USP

Doutoranda pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP (2021). Mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto - SP (2020). Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (2001). Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2005). Especialista em Prótese Dentária pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto (2011). Cirurgiã-Dentista concursada estatutária da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto desde 2002. Atua como Cirurgiã-Dentista na área de Prótese Dentária no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Brasil Sorridente) e na Atenção Básica da Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Chagas (Vila Abranches). Preceptora de Residentes Cirurgiões-Dentistas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) na área de Prótese Dentária no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Brasil Sorridente).

Fernando Silveira, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FORP/USP

Doutor em Ciências pela USP/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com Tese "A prática de saúde bucal em uma equipe de saúde da família"; Dentista da USP/Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, supervisor/preceptor de graduandos da Disciplina de Atenção Primária em Saúde e Estratégia Saúde da Família do Curso de Graduação em Odontologia da USP/FORP e dos dentistas residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da USP/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Pesquisador do Projeto Inovação na Produção do Cuidado em Saúde Bucal, chamada MCTI/CNPq/MS-SCTIE-Decit nº 10/2012. Parecerista Ad Hoc da Revista Ciência e Saúde Coletiva e Revista de Odontologia da Unesp. Graduado em Odontologia pela UNESP/Faculdade de Odontologia de Araraquara, é especialista em Saúde Coletiva e Análise Institucional. Mestre em Saúde Púbica pela USP/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com dissertação sobre a "A prática odontológica e a AIDS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde bucal, formação de recursos humanos para o SUS, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Processo de Trabalho em Equipe, Interdisciplinaridade e Cuidado em Saúde.

Silvia Sidnéia da Silva, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Possui Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (1990 e 1996), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2003) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2007). Coordena o curso de graduação em Enfermagem (desde 2005), o curso de pós-graduação lato sensu em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva (desde 2005), bem como o curso de pós-graduação Stricto sensu em nível de Mestrado Profissional (Saúde e Educação, desde 2012) na Universidade de Ribeirão Preto. Atualmente é membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto e docente da Universidade de Ribeirão Preto (desde 2002). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente na área de urgência e emergência: assistência de enfermagem, atendimento pré-hospitalar e parada cardiorrespiratória.

Saulo Delfino BARBOZA, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Professor Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Graduado em Fisioterapia pela UNAERP, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutor (PhD) em Saúde Pública pela Vrije Universiteit Amsterdam. Formando em Psicanálise pelo Instituto Távola. Pesquisador colaborador do Grupo de Estudos do Discurso (GEDi), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e do Departamento de Saúde Pública e Ocupacional da VU University Medical Center Amsterdam (VUmc). Integrante da Aliança em Saúde Planetária (Planetary Health Alliance). Interessado em psicanálise, análise de discurso, transdisciplinaridade e saúde planetária.

Maria José Bistafa Pereira, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, m 1979. Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, em 1994,) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, em 2001. Professor Associada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP, em 2008. Foi docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP, no período de 1998 a 2013. Professor Senior, da EERP-USP no biênio 2014 ? 2015. A atuação profissional tanto no campo do ensino e pesquisa se insere na área de Saúde Coletiva, com ênfase na temática de Atenção Primária à Saúde: organização e gestão de serviços de Saúde da APS, avaliação de serviços de APS. Atuou no Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, 1980 ? 1989), na Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (1989 ? 1998) tanto na área assistencial como na gestão em ambos os serviços. Na SMS- RP foi chefe da Divisão de Enfermagem (1993- 1994). Membro efetivo e suplente do Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, por três gestões. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem ? Regional Ribeirão Preto (1995- 1998). Membro da Diretoria da Federação Pan-Americana dos Profissionais de Enfermagem (2000 ? 2004). Membro da equipe da EERP-USP que participou, juntamente com docentes da FMRP- USP, responsável pela implantação das primeiras equipes da Saúde da Família em Ribeirão Preto. Coordenadora de uma Unidade da Saúde da Família do município de Ribeirão Preto, sob responsabilidade da USP, no período de 2001 a 2008. Vice ? Coordenadora do 2º Curso de Especialização em Saúde da Família, realizado pela EERP-US, realizado, em 2005. Participou como membro efetivo e com vice-líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva da EERP-USP, no período de 1994 até 2015. Membro integrante da Comissão Integração Ensino Serviço da Divisão Regional de Saúde de Ribeirão Preto, Representante da EERP-USP no Pro- Saúde - Campus de Ribeirão Preto e PET Saúde. Membro do Programa de Avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ? PMAQ (2º ciclo) - e de Avaliação de Serviços Hospitalares - PNASS - em parceria com o Ministério da Saúde e universidades do Estado de São Paulo, Pará, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sob coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora do Curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estadual da Bahia, no período de 2014 ? 2016. Atualmente professora aposentada da USP e professora do Curso de Mestrado Profissional Educação e Saúde da Universidade de Ribeirão Preto. 

Downloads

Publicado

17-04-2023

Edição

Seção

Artigos