Crenças e concepções de professores sobre variáveis motivacionais e autorregulatórias: o impacto de um curso no contexto da pandemia

Autores

  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação
  • Natália Moraes Góes Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação
  • Sueli Edi Rufini Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação
  • Sofia Pellisson Universidade Estadual de Campinas
  • Daniel Santos Franciscão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4011

Resumo

A relevância de os professores conhecerem sua própria motivação para o ensino, suas crenças de eficácia para ensinar e suas concepções sobre a natureza da inteligência, bem como sobre autorregulação da aprendizagem é reconhecida na literatura. Pesquisas indicam que estas variáveis se associam com o desempenho tanto do professor quanto de seus alunos. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar o conhecimento teórico-prático de professores, em exercício, acerca de motivação para aprender, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem, entre outros fatores relacionados ao engajamento escolar antes e após o oferecimento de um curso, de caráter teórico-autorreflexivo, sobre esses temas. Buscou-se ainda avaliar a eficácia deste curso no que concerne ao aumento do conhecimento teórico, ao fortalecimento das crenças pessoais dos professores acerca de como motivar os alunos e fomentar sua autorregulação, bem como quanto à promoção da melhoria de sua motivação e eficácia para ensino. Participaram do estudo 21 professores, de escolas públicas, de diferentes segmentos da educação básica provenientes de 3 estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio de um formulário com questões abertas e por 3 escalas do tipo Likert, os quais foram examinados, respectivamente, pela análise do conteúdo e por procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados foram animadores e mostraram que, embora os professores participantes já apresentassem conhecimentos, crenças e concepções favorecedoras da aprendizagem de seus alunos, o curso contribuiu substancialmente para refinar o conhecimento deles, possibilitando seu engajamento em práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas. Novos cursos merecem ser implementados com amostras mais representativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação

 Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, PR, Brasil.

 

Natália Moraes Góes, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação

Universidade Estadual de Londrina – UEL, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação, Londrina, PR, Brasil.

Sueli Edi Rufini, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação

Universidade Estadual de Londrina – UEL, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, PR, Brasil.

Sofia Pellisson, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Campinas, SP, Brasil.

 

Daniel Santos Franciscão, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Campinas, SP, Brasil.

 

Downloads

Publicado

29-04-2023

Edição

Seção

Artigos