E-book interativo como ferramenta para o ensino de doença tromboembólica
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5163Resumen
A doença tromboembólica venosa (DTEV) é comum globalmente e é uma das principais causas de morte cardiovascular. Devido às suas variadas apresentações e desfechos, muitas vezes fatais, é fundamental que os médicos dominem o conhecimento sobre DTEV para um diagnóstico e tratamento precisos. A pandemia de COVID-19, iniciada em dezembro de 2019, resultou em um aumento significativo dos casos de DTEV, contribuindo para muitos desfechos fatais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, revisitada por Marco Antônio Moreira, após uma extensa revisão de literatura sobre o tema DTEV. O resultado final da pesquisa foi a elaboração de um produto na forma de um e-book interativo para o aprendizado do manejo da doença. O e-book desenvolvido será hospedado na plataforma Visme® e acessado pelo link www.dtev.com.br. No texto, alguns termos estão sinalizados para que, ao clicar, os alunos possam acessar informações adicionais, como vídeos, figuras, fotos, mapas conceituais e artigos científicos. O produto foi validado por especialistas em cirurgia vascular com experiência na formação de médicos e aplicado a alunos de medicina do último ano. Esses alunos responderam a um questionário com perguntas objetivas sobre a doença antes e depois de lerem o e-book. A análise estatística dos dados coletados, antes e após a leitura do e-book, demonstrou a melhora do desempenho dos alunos nos testes com significância estatística. Os resultados objetivos corroboram com a aprendizagem significativa sobre o tema DTEV.
Palavras-chave: Doença tromboembólica venosa; Trombose venosa; Embolia pulmonar; Ensino médico; e-book.