E-book interativo como ferramenta para o ensino de doença tromboembólica

Autores

  • Luis Fernando Queiroz de Lima UniFOA
  • Carlos Alberto Sanches Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA
  • Renato Silva Teixeira Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.5163

Resumo

A doença tromboembólica venosa (DTEV) é comum globalmente e é uma das principais causas de morte cardiovascular. Devido às suas variadas apresentações e desfechos, muitas vezes fatais, é fundamental que os médicos dominem o conhecimento sobre DTEV para um diagnóstico e tratamento precisos. A pandemia de COVID-19, iniciada em dezembro de 2019, resultou em um aumento significativo dos casos de DTEV, contribuindo para muitos desfechos fatais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto educacional baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, revisitada por Marco Antônio Moreira, após uma extensa revisão de literatura sobre o tema DTEV. O resultado final da pesquisa foi a elaboração de um produto na forma de um e-book interativo para o aprendizado do manejo da doença. O e-book desenvolvido será hospedado na plataforma Visme® e acessado pelo link www.dtev.com.br. No texto, alguns termos estão sinalizados para que, ao clicar, os alunos possam acessar informações adicionais, como vídeos, figuras, fotos, mapas conceituais e artigos científicos. O produto foi validado por especialistas em cirurgia vascular com experiência na formação de médicos e aplicado a alunos de medicina do último ano. Esses alunos responderam a um questionário com perguntas objetivas sobre a doença antes e depois de lerem o e-book. A análise estatística dos dados coletados, antes e após a leitura do e-book, demonstrou a melhora do desempenho dos alunos nos testes com significância estatística. Os resultados objetivos corroboram com a aprendizagem significativa sobre o tema DTEV.

Palavras-chave: Doença tromboembólica venosa; Trombose venosa; Embolia pulmonar; Ensino médico; e-book.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Sanches Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia, Especialista em Análises Clínicas Veterinárias Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em micro-organismos probióticos: lactobacilos e seu papel na estimulação da imunidade x microbiota; Microbiologia Clínica e Médica Veterinária; Hematologia Clínica, Laboratorial e Veterinária . Docente/Orientador permanente do programa deMestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências da Saúde.

Renato Silva Teixeira , Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA

Possui graduação em Biologia pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2008), especialização latu-senso em Análises Clinicas pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2011), mestrado (2011) e doutorado (2017) em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena/USP, onde avaliou o efeito antiparasitário e imunomodulador de microrganismos probióticos. Atuou em Laboratórios de Análises Clínicas passando por todos os setores e Atualmente é docente na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), ministrando disciplinas para os cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Biomedicina, Nutrição e Farmácia. Tem experiência nas áreas de Microbiologia e Imunologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada. 

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Publicado

10-12-2024

Edição

Seção

Artigos