Dignidade menstrual em escola técnica de Ensino Médio

percepções de quem ensina

Autores/as

Palabras clave:

Escola, Menstruação, Equidade em Saúde

Resumen

Objetivo: Compreender as percepções de professoras(es) e gestores escolares acerca da promoção da dignidade menstrual. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória realizada com a equipe gestora de uma escola estadual de São Paulo, utilizando um questionário semi-estruturado, no período de agosto a setembro de 2023. Os dados foram analisados no programa IRAMUTEQ® e por Análise Temática. Resultados: Surgiram três categorias sendo elas: 1) Dignidade menstrual - início, meio e início que destaca as ações para se promover a dignidade menstrual feita pela escola; 2) Da distribuição de absorventes à saúde menstrual como direito onde se entende a visão dos participantes sobre a dignidade menstrual e de como ela impacta a vida de todos que menstruam; Escola como promotora de saúde menstrual onde trazem que o ambiente escolar deve ser um local de apoio segurança e de informações verídicas para que seja possível impactar a comunidade além da escolar. Conclusão: A inserção de programa específico foi relevante foi importante para implementar ações promovam dignidade menstrual na escola e também no conhecimento dos docentes e discentes sobre o tema, que se sentem mais seguros para lidar, abordar e compartilhar o assunto.

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Citas

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Publicado

2025-09-25