A construção do conhecimento em empreendedorismo na educação de jovens e adultos
práticas pedagógicas em um curso FIC no município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Empreendedorismo, Educação Profissional e TecnológicaResumen
O artigo discute a construção do conhecimento em empreendedorismo no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base em uma experiência pedagógica desenvolvida no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Assistente Administrativo, ofertado pelo Instituto Federal do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, no âmbito do PROEJA. A proposta buscou integrar a formação básica à qualificação profissional, considerando as especificidades culturais, sociais e econômicas dos educandos. Através de metodologias participativas, como dinâmicas de grupo, escuta ativa e utilização da metodologia Design Thinking e do Modelo de Negócio Canvas adaptado, o componente curricular de Empreendedorismo foi desenvolvido com foco no protagonismo dos alunos, na valorização de seus saberes e na construção coletiva de soluções para os desafios locais. O ensino do empreendedorismo é abordado de forma crítica, não limitado à criação de negócios, mas como ferramenta para promover autonomia, geração de renda, identidade cultural e transformação social. O estudo enfatiza que empreender na EJA deve considerar os valores da solidariedade, sustentabilidade e justiça social, fomentando práticas alinhadas à realidade das comunidades. Os resultados demonstram que a abordagem empreendedora, quando contextualizada, fortalece o vínculo dos estudantes com a escola, promove o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e estimula a criação de alternativas econômicas baseadas nas tradições e potencialidades locais. Conclui-se que o ensino de empreendedorismo na EJA pode ser um instrumento de emancipação e valorização dos sujeitos, contribuindo para uma educação mais significativa, inclusiva e transformadora.
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Citas
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