A construção do conhecimento em empreendedorismo na educação de jovens e adultos

práticas pedagógicas em um curso FIC no município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Empreendedorismo, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo discute a construção do conhecimento em empreendedorismo no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base em uma experiência pedagógica desenvolvida no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Assistente Administrativo, ofertado pelo Instituto Federal do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, no âmbito do PROEJA. A proposta buscou integrar a formação básica à qualificação profissional, considerando as especificidades culturais, sociais e econômicas dos educandos. Através de metodologias participativas, como dinâmicas de grupo, escuta ativa e utilização da metodologia Design Thinking e do Modelo de Negócio Canvas adaptado, o componente curricular de Empreendedorismo foi desenvolvido com foco no protagonismo dos alunos, na valorização de seus saberes e na construção coletiva de soluções para os desafios locais. O ensino do empreendedorismo é abordado de forma crítica, não limitado à criação de negócios, mas como ferramenta para promover autonomia, geração de renda, identidade cultural e transformação social. O estudo enfatiza que empreender na EJA deve considerar os valores da solidariedade, sustentabilidade e justiça social, fomentando práticas alinhadas à realidade das comunidades. Os resultados demonstram que a abordagem empreendedora, quando contextualizada, fortalece o vínculo dos estudantes com a escola, promove o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e estimula a criação de alternativas econômicas baseadas nas tradições e potencialidades locais. Conclui-se que o ensino de empreendedorismo na EJA pode ser um instrumento de emancipação e valorização dos sujeitos, contribuindo para uma educação mais significativa, inclusiva e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Anselmo Filho, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2021), bacharel em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (UFAM, 2018) e em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR, 2019). Atualmente, é professor EBTT do curso de Administração do Instituto Federal do Amazonas (IFAM, 2022), campus São Gabriel da Cachoeira. 

Eulina Maria Leite Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1987), graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2003),, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, possui experiência na Educação, com ênfase nas seguintes área: Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação do Campo, Educação Indígena e Diversidade Cultural. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Ciências e Humanidades.

Luciana do Nascimento Kettle, INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS

Doutoranda em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com foco em recursos para o ensino técnico e tecnológico. Graduada em Administração, possuo mais de 10 anos de experiência na área de Logística no Polo Industrial de Manaus. Atualmente, sou professora de Administração no Instituto Federal do Amazonas 

Referências

ALMEIDA, A. R.; BECKER, T. M.; SANTOS, B. H. Educação empreendedora e suas abordagens na educação básica. In: FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. (orgs.). Governança educacional na educação básica e superior ibero-americana. Canoas: Ed. Unilasalle, 2019. p. 123–145.

ARROYO, M. G. Educação de Jovens e Adultos: tendências e desafios. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 51–67, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2175-62362006000300004. Acesso em: 7 maio 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 7 maio 2025.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta a oferta de cursos técnicos de nível médio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto/2004/D5154.htm. Acesso em: 7 maio 2025.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de agosto de 2006. Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 14 ago. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2006/l5840.htm. Acesso em: 7 maio 2025.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CARVALHO, R. R.; SILVA, A. R. Empreendedorismo e desenvolvimento territorial: o papel da educação de jovens e adultos na transformação local. Revista Brasileira de Educação, v. 27, n. 86, p. 271–290, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-247820220000004. Acesso em: 7 maio 2025.

CHARLOT, B. A escola, o saber e o aluno: uma abordagem da aprendizagem significativa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L.; MARTINS, R. X. Os princípios das metodologias ativas: uma abordagem teórica. 2017. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/Flipped/oficina/Os%20principios%20das%20metodologias%20ativas%20-%202017.pdf. Acesso em: 7 maio 2025.

DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa: o livro de empreendedorismo para quem quer começar a empreender. 21. ed. São Paulo: Cultura, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA DE PAULO, I. O uso do Design Thinking como ferramenta ao ensino do empreendedorismo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 6., 2019, João Pessoa. Anais eletrônicos. João Pessoa: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61767. Acesso em: 6 maio 2025.

OLIVEIRA, J. R. Educação de Jovens e Adultos: diversidade, inclusão e cidadania. Campinas: Papirus, 2001.

OLIVEIRA, R. B. de; ANDRADE, F. A. V. Empreendedorismo e cultura: um estudo acerca da prática da cultura empreendedora com artesãos assessorados pela incubadora Amazonas Indígena Criativa – AMIC. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017.

OSTERWALDER, A. Inovação em modelos de negócios: Business Model Generation. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5, n. 8, p. 150–165, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55161. Acesso em: 7 maio 2025.

SILVA, P. A. da. Formação continuada de professores(as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA): tecituras para o currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Piauí, Teresina, 2023. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/2832. Acesso em: 7 maio 2025.

VERDUIJN, K. et al. Emancipation and/or oppression? Conceptualizing dimensions of criticality in entrepreneurship studies. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v. 20, p. 23–47, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJEBR-02-2014-0031. Acesso em: 7 maio 2025.

Downloads

Publicado

17-11-2025

Edição

Seção

Artigos