Entre o cultivo e a consciência: uma revisão sobre hortas escolares na educação socioambiental e alimentar
Palabras clave:
Hábitos saudáveis, Espaços educativos, Sustentabilidade, Aprendizagem prática, InterdisciplinaridadeResumen
As hortas escolares são espaços vivos de aprendizagem que vai além do simples cultivo de alimentos. Elas representam oportunidades reais de transformação, onde os alunos desenvolvem não apenas hábitos alimentares saudáveis, mas também consciência ambiental, cooperação e senso de pertencimento à comunidade. Esse contato direto com a terra desperta valores essenciais, conectando teoria e prática de forma significativa. Neste contexto, este artigo tem como objetivo investigar como a práxis das hortas escolares tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência crítica socioambiental e alimentar nos alunos da educação básica e quais desafios ainda precisam ser superados para fortalecer essa abordagem pedagógica. Neste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica por meio da análise reflexiva e descritiva de obras disponibilizadas em plataformas de indexação científica. Verificou-se que as hortas escolares estimulam a interdisciplinaridade, fortalecem a relação dos alunos com o meio ambiente e incentivam práticas sustentáveis. No entanto, desafios estruturais como a ausência de políticas públicas consistentes, infraestrutura inadequada e capacitação docente insuficiente comprometem sua efetividade. Para que as hortas escolares cumpram seu papel educativo e social, é essencial que sejam integradas de forma permanente ao currículo escolar. Isso exige investimentos contínuos, formação docente qualificada e engajamento ativo da comunidade, garantindo que esses espaços se consolidem como ferramentas de aprendizagem e transformação social. Mais do que hortas, essas iniciativas cultivam uma educação que forma cidadãos conscientes, capazes de transformar realidades e construir um futuro mais sustentável.
Descargas
Citas
BARROS, M. J. P.; SARAIVA, J. S. F.; MASCARENHAS, J. M. O. Projeto da horta para a alimentação escolar: relato de uma experiência na educação básica, Salvador, BA. In: CASTRO, L. H. A. (Org.). Segurança alimentar e nutricional 3. Ponta Grossa: Atena Editora, 2023. Cap. 3, p. 23-31. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/seguranca-alimentar-e-nutricional-3. Acesso em: 20 abr. 2025.
BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Princípios e Diretrizes de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: Ipea, 2004. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/Seguranca_Alimentar_II/textos_referencia_2_conferencia_seguranca_alimentar.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
CABRAL, L. F. E.; REZENDE FILHO, L.A.C. Estudo da Produção de Vídeos para Divulgação de uma horta escolar no Instagram. In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ, 12., 2023, Rio de Janeiro. Cadernos de resumos [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023. p. 1068.
CABRAL, L. F. E.; RODRIGUES, J. O. R. Horta com consciência negra: relato da construção e discussão de postagens para a educação das relações étnico-raciais em uma horta escolar midiatizada. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 15, n. esp. 2, p. 656-670, 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/754. Acesso em: 24 abr. 2025.
CABRAL, L. F. E.; RODRIGUES, J.O.R. Buscando superar desafios civilizatórios na educação básica a partir da implementação de uma horta escolar. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/33517. Acesso em: 22 abr. 2025.
CANCELIER, J.W.; BELING, H. M.; FACCO, J. A educação ambiental e o papel da horta escolar na educação básica. Revista de Geografia, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 199-218, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/243882. Acesso em: 22 abr. 2025.
CRUZ,L.P. et al. Hortas pedagógicas: análise de artigos publicados em periódicos e congressos. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano, v. 14, n. 25, p. 1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.nl.a613.
CYPRIANO, M. A. et al. Horta Escolar: Um laboratório vivo. Educação Ambiental em Ação, v. 20, n. 42, 2018. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1400. Acesso em: 5 maio 2025.
FAO; WFP; FNDE; ABC. Boas Práticas em Hortas Escolares e Alimentação Escolar: África, Ásia e América Latina e Caribe. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/manuais-e-cartilhas/hortas-escolares-fnde-wfp-fao-abc.pdf. Acesso em: 3 maio 2025.
FRACALANZA, H. As pesquisas sobre educação ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. In:TAGLIEBER, J. E.; GUERRA, A. F. S. (orgs.). Pesquisa em educação ambiental: pensamentos e reflexões. Pelotas: Ed. Universitária, UFPel, 2004. p. 55-77.
FREITAS, H. R. de et al. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros - Petrolina/PE. Revista Extramuros, v. 1, n. 1, p. 155-169, 2013.
GONZALEZ, R. V. A educação ambiental como práxis educativa: um estudo da implantação de uma horta na Escola Estadual de Ensino Fundamental Caetano da Silva/Jaguarão-RS. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, 2018.
HOLLOWAY, T. P. et al. School Gardening and Health and Well-Being of School-Aged Children: A Realist Synthesis. Nutrients, v. 15, n. 5, 1190, 2023. https://doi.org/10.3390/nu15051190.
JÚNIOR, E.R.C.; TOMACHUK, C.R. Horta escolar: uma abordagem interdisciplinar para uma aprendizagem multidimensional. Revista Práxis, v. 12, n. 23, p. 31-38, 2020.
MACANHA, F. L.; MOREIRA,B.; CHEDIER, L.M. Hortas escolares como ferramenta de Educação Ambiental. Lynx, v. 4, p. 1-14, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.44993.
MACHADO, L.; BÓGUS, C.M. Hortas urbanas como ambiente alimentar: da produção ao consumo de alimentos sustentáveis e saudáveis. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 31, p. e024033, 2025. DOI: 10.20396/san.v31i00.8677242.
MATOS, R. F. Hortas escolares: como professores e alunos gostariam de inseri-las no processo de ensino-aprendizagem. Kiri-Kerê - Pesquisa em ensino, v. 1, n. 12, p. 116-133, 2022.
MATOS, R. F. Utilização de hortas escolares na promoção da educação alimentar com alunos do ensino fundamental. Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, São Mateus, v. 1, n. 9, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/30186. Acesso em: 25 abr. 2025.
MONTEIRO, V.; SILVA, I.V.da; PESSOA, M.J.G. Ensino de Botânica sob diferentes metodologias de ensino: uma proposta para potencializar a prática docente. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 6, p. e15395, 2025. https://doi.org/10.54033/cadpedv22n6-068.
MOURA, E. R. B. B. de et al. Segurança alimentar e nutricional: contexto e importância na promoção da saúde escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, p. 1-17, e023135, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16614.
MOURA, M.C.F. et al. A horta escolar como um recurso pedagógico nas aulas práticas de Educação Ambiental. Research, Society and Development, v. 14, n. 2, p. e5714248220, 2025.
NÓBREGA, S. C.; FERREIRA, L. C. G. Um olhar geográfico a partir da horta escolar: educação socioambiental e soberania alimentar. OKARA: Geografia em Debate, João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 604-628, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/okara/article/view/54281. Acesso em: 24 abr. 2025.
NORONHA, G. A.; CARVALHO, T. L. G.; SOUZA, M. S. Proposta de oficina pedagógica sobre Educação Ambiental e alimentar usando a horta escolar como uma metodologia ativa de aprendizagem no ensino fundamental II. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS (CONAPESC), 6., 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2021.
NUNES, L. R.; ROTATORI, C.; COSENZA, A. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/13373. Acesso em: 23 abr. 2025.
OHLY, H. et al. A systematic review of the health and well-being impacts of school gardening: synthesis of quantitative and qualitative evidence. BMC Public Health, v. 16, n. 1, 286, 2016. https://doi.org/10.1186/S12889-016-2941-0.
OLIVEIRA, H. T. Educação Ambiental ser ou não ser uma disciplina: essa é a principal questão! In: MELLO, S. S.; TAJBER, R. (coords). Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC, CGEA: MMA, DEA: UNESCO, 2007. p. 103-114.
OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. C.; PEREIRA, L. R. Horta escolar e sustentabilidade: práticas educativas para a conscientização ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 85-100, 2021.
PENZ, D. C. F.; BIONDO, E.; RIGHI, E. As hortas escolares na educação ambiental e alimentar: uma análise qualitativa e bibliométrica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 6, p. 393-410, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14834. Acesso em: 25 abr. 2025.
RIBEIRO, G. J. de et al. Horta escolar: um incentivo de hábitos de alimentação saudável na escola. Revista Foco, v. 16, n. 10, p. 1-10, 2023.
SILVA, F. R. et al. Relato de experiência na implantação de hortas escolares na educação básica e superior. Revista de Educação Popular, v. 20, n. 3, p. 359-375, 2021.
SILVA, M. L.; SANTOS, F. A. Horta escolar: Um estudo sobre segurança alimentar e nutricional nas escolas públicas. Cadernos de Nutrição, v. 31, n. 4, p. 295-303, 2020.
SILVA, R. S.; SCALABRIN, R. Relato de experiência do PIBID da escola municipal de ensino fundamental Juan Pablo: Horta educativa com base na interdisciplinaridade. Pesquisas e Práticas Educativas, Ilha Solteira, v. 1, p. 1-16, 2020. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202021.
SOUZA, V. M. G. DE et al. Hortas escolares pedagógicas: caracterização dos projetos brasileiros. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 41, e27363, 2024. DOI: 10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27363.
TARGINO, K. D.; TABOSA, W. A. F. Sustentabilidade ambiental: horta escolar como ferramenta pedagógica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), São Paulo, v. 19, n. 3, p. 117-132, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15932. Acesso em: 23 abr. 2025.
WORLD FOOD PROGRAMME ARMENIA. Country Brief - July. Yerevan, 2023.