CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-586Resumen
O presente artigo analisa o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando com maior profundidade a contribuição dos temas geradores para que a prática docente consiga mobilizar a participação ativa dos educandos na construção de seus saberes. A investigação foi realizada com alunos do 3ºano do ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de Guarapuava. A intervenção foi realizada pela pesquisadora em sala de aula. Nesse aspecto a metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, sendo de finalidade aplicada. No decorrer do desenvolvimento das atividades, percebeu-se a motivação dos alunos a cada aula, demonstrando maior envolvimento e interesse para aprender.
Palavas-Chave: Ensino de Ciências. Tema gerador. Prática docente.
Descargas
Citas
_______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial, 1996.
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa et alii. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007.
COLL, C. et al. Os Conteúdos na Reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed. 1992.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortes, 2002.
__________________. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2000 (Coleção Magistério – 2º grau – Série Formação do Professor).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GASPARIN, João Luiz. A problematização como desafio metodológico do ensino superior. In: Teoria e Prática da Educação - Revista de Departamento de Teoria e Prática da Educação, vol. 1, nº 1, set. 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. de L. Uma reflexão sobre o ensino de Ciências no nível fundamental da Educação. Ciência & Ensino, v. 2, n. 2, p. 1-9, jun. 2008.
NIGRO, Rogério G.; CAMPOS, Maria Cristina da C. Ciências – aprendendo sempre. 1. ed. São Paulo: Ática, 2009.
PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 17 ed. São Paulo: Ática, 2006.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Disponível em: <http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/ANPED-28.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2011.