O NIVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM MICROBIOLOGIA DO SOLO

Autores/as

  • Rogério Custódio Vilas Bôas Universidade Federal de Lavras/Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-634

Resumen

As Licenciaturas em Ciências Biológicas devem qualificar seus graduandos para que possam inserir em suas futuras práticas pedagógicas temas atuais de relevância social e ambiental no sentido de valorizar a preservação e o bem estar de todas as formas de vida. Os conteúdos da área de Microbiologia do Solo possuem potencial para que diferentes questões sociais e ambientais sejam abordadas na educação básica. Estes conhecimentos específicos devem fazer parte do repertório dos futuros professores.  Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento em Microbiologia do solo dos estudantes formandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública e outra particular. A coleta de dados ocorreu através de um questionário composto por dez questões objetivas, que abordavam a importância e a aplicação de diversos processos realizados pelos micro-organismos do solo. As análises das respostas evidenciaram que alguns estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas apresentaram dificuldades em determinados conteúdos específicos da Microbiologia do Solo, e que estes têm uma formação inicial insuficiente para trabalharem este conteúdo com seus futuros estudantes. Os cursos de formação inicial e continuada devem ficar atentos aos avanços científicos e as necessidades da sociedade onde estão inseridos.

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Biografía del autor/a

Rogério Custódio Vilas Bôas, Universidade Federal de Lavras/Doutorando

Departamento de Biologia e Ciência do Solo

Área:Microbiologia Agrícola.

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Publicado

2014-12-05

Número

Sección

Artigos