CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE: ANÁLISE E PERCEPÇÕES DE EGRESSOS

Autores/as

  • Flávia Coelho Ribeiro Mendonça Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz
  • Marco Antônio Ferreira da Costa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz
  • Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira Instituto Nacional da Saúde da Criança da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/ Fiocruz
  • Mônica Mendes Caminha Murito Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-637

Resumen

Os laboratórios que trabalham com desenvolvimento tecnológico convivem com o desafio de que as novas tecnologias apontam, cada vez mais, para a especialização. Desta forma, cada atividade desempenhada possui um conjunto de conhecimentos que se articulam, tornando o trabalho altamente complexo, de tal forma que aquele trabalhador configura-se em um especialista naquele setor. O objetivo deste artigo foi analisar as características curriculares e percepções dos egressos do curso de Especialização Técnica em Biotecnologia da Saúde que teve inicio no Instituto de Tecnologias em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos)/Fiocruz, no ano de 2004, e que, posteriormente, passou a ser ministrado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. A relevância deste estudo está no fato de que os seus resultados poderão contribuir para a reformulação e aprimoramento do currículo do curso investigado, além de fundamentar estudos curriculares por outras escolas técnicas. Foi realizada uma pesquisa descritiva-documental, com abordagem qualitativa, e teve como sujeitos os coordenadores do curso e os alunos formados  nas turmas de 2004 a 2008. Foram utilizados como instrumento de coleta, questionários e entrevistas. A análise das características curriculares e das percepções dos egressos do curso de Especialização Técnica em Biotecnologia da Saúde apontaram a importância de se manter este curso. No entanto, um dos desafios seria a necessidade de se adequar às limitações de formação básica dos profissionais técnicos que trabalham nessa área e que precisam ter o conhecimento teórico para embasar as práticas que já realizam rotineiramente.

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Biografía del autor/a

Flávia Coelho Ribeiro Mendonça, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Doutora em ciências e professora pesquisadora  da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz.

 

Marco Antônio Ferreira da Costa, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Doutor em Ciências e Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) e do Programa Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde  IOC/ Fiocruz

Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira, Instituto Nacional da Saúde da Criança da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/ Fiocruz

Doutora em Ciências e Tecnologista em Saúde Pública do Instituto Nacional da Saúde da Criança da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/ Fiocruz

Mônica Mendes Caminha Murito, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Mestre em Ciências e Professora Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz)

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Publicado

2014-12-12

Número

Sección

Artigos