ENSINO FARMACÊUTICO E A CONCEPÇÃO DA IMAGEM FÍLMICA DO CIENTISTA QUE DESENVOLVE MEDICAMENTOS EM FILMES DE COMÉDIA NO PÓS-GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-672Resumen
Este trabalho tem o objetivo de discutir o papel das mulheres envolvidas nas tramas dos filmes “O inventor da mocidade” (1952) e “O professor aloprado” (1963) que foram utilizados como subsídio para um estudo de caso aplicado ao ensino de Deontologia Farmacêutica. Uma questão central deste trabalho é: Por que os experimentos científicos dos enredos nunca ficam nas mãos de uma mulher? Por isso, o fio condutor da discussão será a ponderação acerca da exclusão da mulher no campo científico e acadêmico no pós-guerra, apoiada nos referenciais teóricos das relações de gênero e tecnociência. O que se conclui é que o contexto histórico e cultural explica a forma pela qual as mulheres foram retratadas nas obras. É importante destacar o avanço na participação feminina na Ciência entre um filme e o outro. Entretanto, as situações destacadas nas obras deixam claro que as mulheres retratadas refletem a imagem idealizada da mulher dedicada à família ou ao cuidar do outro, desejada pela sociedade ocidental, naquela época. As questões levantadas a partir dos filmes podem contribuir para uma formação mais ampla e humanística do profissional da saúde e na apropriação da mulher farmacêutica como protagonistas de experimentação de substâncias medicamentosas.
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