METODOLOGIAS ATIVAS NO INTERNATO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.746Resumen
Estudo descritivo qualitativo, com o objetivo de desvelar a percepção de docentes sobre as metodologias ativas usadas durante o internato de enfermagem. Participaram sete docentes que responderam a seguinte questão:Como os docentes avaliam o uso de metodologias ativas durante as aulas teóricas do internato de enfermagem? Os resultados geraram cinco categorias: o interno na busca do conhecimento: teoria vinculada a prática; as metodologias ativas na visão do docente; papel dos docentes nos encontros teóricos do internato de enfermagem;potencialidades e fragilidades no uso das metodologias ativas e, o crescimento do interno ao longo do internato:olhar do docente. Os resultados mostraram que os docentes identificam-se com o uso das metodologias ativas por considerar que o método oportuniza uma formação centrada no aluno, oferecendo maior autonomia e capacidade na tomada de decisões. Concluiu-se que o método oferece mudanças significativas na formação de novos enfermeiros, gerando profissionais críticos e reflexivos.