PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS BIOMAS DE MATA ATLÂNTICA E CAATINGA
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-764Resumen
No estudo sobre o contexto ambiental dos biomas de Mata Atlântica e de Caatinga, a percepção se baseia na investigação do conhecimento que cada indivíduo construiu nas relações culturais. Partindo dessa assertiva, este estudo objetivou analisar a percepção de 50 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, Alagoas sobre os biomas de Mata Atlântica e de Caatinga, principais biomas de Palmeira dos Índios. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, um estudo de caso, utilizou-se um questionário semi-estruturado para a coleta de dados e a análise de conteúdo. Os dados analisados corroboraram que os estudantes apesar de apresentarem concepções naturalistas sobre o meio ambiente, com maior frequência, desconheciam o bioma e a presença de fragmentos de matas na região, dos que descreveram os tipos e as características da vegetação, pautaram de acordo com a utilidade socioeconômica. Logo, no Ensino Biológico com a temática se faz necessário inserir concepções globalizantes para que os estudantes se tornem participantes de discussões coletivas de forma crítica e interferente no ambiente.
Descargas
Citas
BRÜGGER, P. Educação ou Adestramento Ambiental? 3ª ed. Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
CARSON, R. Primavera silenciosa. Barcelona: Grijalbo, 1980.
Contemporâneas, 2004.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: 9ª ed., Gaia, 2004.
DIEGUES, A. C.O mito da Natureza encantada. São Paulo: Núcleo de Pesquisa em Áreas Úmidas do Brasil, 1994.
FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Disponível em:<www.educar.sc.usp.br/textos.>Acesso em: 12 de setembro de 2014.
FOUREZ, G.A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
FREIRE, N.C.; PACHECO, A.P. Desertificação na região de Xingó: análise e mapeamento espectro-temporal. In: III Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, Curitiba. Anais. Curitiba, 2003.
FREIRE, P. Medo e ousadia. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: 30ª ed.. Paz e Terra, 2004.
GARRIDO, L.S.; MEIRELLES, R.M.S. Percepção sobre o meio ambiente por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire. Ciênc. Educ. Bauru, v. 20, n. 3, p.671-685, 2014.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. In. LAYRARGUES, P. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, infográficos: dados gerais do município de Palmeira dos Índios, Alagoas. Disponível em:<http://cidades.ibge.gov.br>. Acesso: 21 de agosto de 2014.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: 4ª ed., EDUSP, 2004.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências.São Paulo em Perspectiva.v. 14, n.1, p.85-93, 2000.
LEFF, E. A complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
LEFF, E. Racionalidade Ambiental: A apropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Universalização brasileira, 2006.
LIMA, G. F. da C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 35, n. 1, p. 145-163, jan./abr. 2008.
MMA - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. 2007. Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira: Atualização – Portaria MMA n. 09, de 23 de janeiro de 2007. Série Biodiversidade, 31. 2007.
MMA, Ministério do Meio Ambiente. Caatinga. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga>. Acesso: 03 de janeiro de 2014
MMA, Ministério do Meio Ambiente. Mata Atlântica: manual da adequação ambiental. Brasília: MMA/SBF, 2010.
MOURA, F. de B. P.A Mata Atlântica em Alagoas. Maceió: EDUFAL, 2006.
PENA-VEGA, A.O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo, Cortez, 2005.
PRADO, D. E. As Caatingas da América do Sul. In: LEAL, R. I.; TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. da. Ecologia e conservação da Caatinga. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2003.
PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.
PROENÇA, M. de S.; OSLAJZ, E. U.; DAL-FARRA, R. A. As percepções de estudantes do Ensino Fundamental em relação às espécies exóticas e o efeito antrópico sobre o ambiente: uma análise com base nos pressupostos da CTSA – Ciência – Tecnologia - Sociedade-Ambiente. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 9, n. 2, p.51-66, 2014.
QUINTAS, J. S. Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
REIGOTA, M. O meio ambiente e suas representações no ensino de ciências. Boletim da Comissão Interinstitucional sobre Meio Ambiente e Educação Universitária. São Paulo, 1991.
RICKEFS, R. E. A economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
SAUVÉ, L. L’éducationrelative à l’environnement: une dimensionessentielle de l’éducationfondamentale. In Gohier, Christiane E. Laurin, Suzanne (2001).La formationfondamentale – Un espace à redéfinir. Montréal: LesÉditions Logiques, p. 293-318.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n. 2, p. 317-322, maio/ago, 2005.
SIQUEIRA, J. A.; LEME, E. M.C. Fragmento de Mata Atlântica do Nordeste: Biodiversidade, Conservação e suas Bromélias. Rio de Janeiro: Jacksson Estúdio, 2006.
SOUSA, E. O. F. de.; BRITO, N. M.; JUNIOR, O. P. A. Percepção Ambiental da população urbana próxima ao rio buriti no município de São Bernardo/MA. Pesquisa em educação Ambiental. v.9,n. 2, p.37-50, 2014.
TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas:2ª ed. rev., Autores Associados, 2008.
TUAN, Y. -F.Topofília: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: 7ª ed., Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S.A construção do pensamento e da linguagem. 2ª Ed., São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.