As práticas de Educação Permanente em Saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa

Autores/as

  • Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Marcelo Schenk de Azambuja Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Andrea Wander Bonamigo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.773

Resumen

A Educação Permanente em Saúde é entendida como a aprendizagem no trabalho, a partir das vivências dos sujeitos e baseada no cotidiano dos serviços, tem a finalidade de transformar a realidade por meio da qualificação da prática profissional e da organização dos serviços de saúde. Este artigo tem como objetivo geral analisar as práticas de Educação Permanente em Saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. E como objetivos específicos identificar ações no campo da Educação Permanente em Saúde na Estratégia Saúde da Família; e destacar elementos facilitadores e os que constituem entraves nos processos de Educação Permanente em Saúde nessa realidade. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou como base de dados o Portal Periódicos da CAPES e o SCIELO. Essas buscas geraram 271 trabalhos, sendo 43 do Scielo e 228 do Portal de Periódicos, após a seleção dos títulos, leitura dos resumos e leitura na íntegra, foram selecionados 23 artigos que integraram o banco de dados deste trabalho. Foram categorizados os dados em três sessões: as práticas de Educação Permanente, elementos facilitadores das práticas e entraves visíveis nas práticas. Por fim, é preciso compreender a Educação Permanente em Saúde como uma política inovadora de construção de saberes a partir de vivências e realidades de todos atores envolvidos, que busca nos serviços de saúde se consolidar e oferecer aporte técnico-assistencial para melhoria da qualidade das ações da Estratégia Saúde da Família, conforme este estudo.

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Biografía del autor/a

Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeiro de ESF no município de Arvorezinha - RS. Mestrando em Ensino na Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Marcelo Schenk de Azambuja, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Graduado em Hotelaria, Doutor em Comunicação Social, Prof Adjunto do PPGEnSau/UFCSPA

Andrea Wander Bonamigo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Fonoaudióloga, Doutora em Saúde Pública, Profª Adjunta do PPGEnSau/UFCSPA

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Publicado

2022-11-14